Gordura - Agentes Perigosos
Sabe-se que os especialistas ligados à investigação do cancro , encontraram um estreita relação entre a doença , em particular no intestino grosso, mama e próstata e o consumo de gorduras, especialmente, se saturadas. No entanto, nem todas estas provas são inteiramente concludentes. Isto significa que se tiver cuidado com o que ingere, certamente que não haverá problemas com o excesso de peso ou mesmo obesidade, o que faz também aumentar o risco de cancro do endrométrio e ainda aumentar substancialmente o risco de tumores cancerígenos no intestino grosso e, possivelmente, na mama.
Contudo, torna-se difícil afirmar que isto se deve à ingestão excessiva de gorduras. Todavia, está já comprovado que o risco de cancro nos ovários aumenta com a obesidade.
O que se deve então evitar?
Grande parte dos alimentos contêm nitrinos, quer de origem natural, que provenientes de conservantes nas carnes ou em outros produtos na conserva. No entanto estes nitratos podem reagir com outras substâncias presentes nos alimentos, para produzir nitrosaminas, que quando numa situação de doses elevadas aumentam o risco de cancro do estômago e do esófago.
Convêm evitar o sal que é também responsável de desenvolver tumores malignos no estômago.
O café e o chá devem ser tomados moderadamente pois contêm substâncias que poderão causar alterações diretas no material genético ou que reforçam esse efeito quando tomadas com outras substâncias químicas.
Também se estabelece a relação entre o consumo de café e/ ou de chá , com a incidência da doença da bexiga.
É conveniente lembrar que as bebidas alcoólicas influenciam a génese do cancro, e os seus efeitos são ainda mais devastadores quando associados ao tabaco. Finalmente, a ingestão excessiva de hidratos de carbono ( farináceos) muito refinados , e a ausência de fibras , leva aos tumores no cólon, que está a aumentar consideravelmente.
Atenção , em especial ao sal e gorduras saturadas.
Refere-se que além disso todas as bebidas demasiado quentes são suscetíveis de aumentar o risco de cancro do esófago.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- kamila
17-03-2013 às 19:23:29gordda
¬ Responder