Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Gengivite e os problemas cardíacos

Gengivite e os problemas cardíacos

Categoria: Saúde
Gengivite e os problemas cardíacos

A gengivite é uma inflamação na gengiva, cuja causa é uma película de bactérias que se formam nos dentes e na gengiva, agindo de forma negativa para a saúde não só bucal, mas do corpo como um todo. Essas placas de bactérias quando não retiradas por meio de escovação e limpeza com fio dental podem causar irritação na região. Com o passar do tempo se solidificam e formam o tártaro que só pode ser retirado na visita ao dentista. Essa inflamação, primeiro estágio das doenças de gengiva, é de fácil tratamento. No entanto, quando não tratada, essa doença pode evoluir para danos nos dentes e mandíbula. Os sintomas da gengivite são gengivas avermelhadas, sensíveis ao calor, ao frio e a manipulação. Há sangramento durante a escovação. A prevenção para esta doença é a higiene bucal adequada em casa e no dentista.

Atualmente existem pesquisas e estudos acerca da relação entre gengivite e problemas cardíacos. Estes estudos estabelecem uma relação entre essas doenças. As doenças de gengiva mais agudas, por serem infecções bacterianas, podem proporcionar que estas bactérias se insiram na corrente sanguínea, provocando coágulos e problemas cardíacos, já que se instalam nos vasos do coração. Daí a recomendação mundial de que se deve manter a saúde bucal através de uma boa higiene, visto que a falta de higiene pode acarretar problemas em outros locais do corpo, em órgãos vitais, como o coração, por exemplo.

Para as pessoas cardíacas, cabe uma atenção maior à limpeza bucal. As dicas são as mesmas para todos, mas quem tem problemas cardíacos deve manter uma limpeza mais intensa e regular. A escovação, o uso de fio dental e a visita ao dentista são fundamentais para todos. Para pessoas com problemas de coração, o indicado é que ao visitar o dentista seja revelado o problema e eventuais medicações. Ao necessitar de remédios para tratamento dentário, deve-se ter o máximo de cuidados em relação ao prescrito pelo dentista e segui exatamente todas as recomendações feitas pelo profissional.

Quem apresenta válvulas artificiais, endocardite, que é uma infecção bacteriana que atinge o revestimento do coração e das válvulas desse órgão, defeitos cardíacos, ou miocardiopatia hipertrófica deve dar mais atenção aos cuidados dentários. O dentista deve ser comunicado e levará adiante o melhor tratamento de acordo inclusive com o tratamento prescrito pelo cardiologista.

O problema das doenças da gengiva é que elas podem gerar sangramentos, devido a infecções, deixando, através desse sangramento, a entrada livre de bactérias bucais que se alojam na corrente sanguínea até chegar ao revestimento de tecidos e válvulas do coração. Portanto, a prevenção ainda é o melhor remédio e para se prevenir é preciso escovar os dentes após as reuniões, usar fio-dental para uma limpeza mais minuciosa, retirando resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e visitar o dentista para uma consulta de revisão pelo menos uma vez ao ano, sendo que o ideal é fazer essa visita de rotina de seis em seis meses. A limpeza da língua, através de escovação com escovas adequadas para este local, também é muito importante quando se trata da saúde bucal.


Rosana Fernandes

Título: Gengivite e os problemas cardíacos

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

Comentários - Gengivite e os problemas cardíacos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios