Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fungos

Fungos

Categoria: Saúde
Visitas: 6
Fungos

Os fungos tem papel ecológico. Sua função e decomposição de matéria orgânica.Os fungos tem papel importante como recicladores de nutrientes e também essa atividade decompositora pode prejudicar o homem, que acaba perdendo roupas,sapatos,moveis de madeiras,paredes emboloradas e outros.OS fungos estão incluídos no grupo eucariontes,podem apresentar em uma unica célula, sendo unicelular como as leveduras ou podendo conter diversas células,sendo multicelulares como os cogumelos e os fungos filamentosos.

Os ambientes propiciosos para os fungos são ambientes de umidades e matérias orgânica.Os fungos podem causar diversas doenças, como por exemplo no homem podem causar as micoses, unhas deformadas e sapinhos.Nas plantas como a laranjeira a espiga de milho as deixam pretas,já os fungos que crescem em grãos como o amendoim,soja o fungo chamado Aspergillus flavus libera toxinas aflatoxinas comprovadamente cancerígenas.Eles também são usados como alimentos,por exemplo como o champignon,mochellas e trufas.

Alguns muitos perigosos podem provocar alucinações como os cogumelos que crescem sobre esterco de gado e podem levar a morte.O LSD,substancia sintética chamada dietilamida do acido lisergico e constituída por um fungo Claviceps sp.

Os fungos em condições adversas em que vivem como a ausência de umidade em ambientes secos eles conseguem sobreviver se protegendo em un estado de repouso,voltando a se desenvolver e se reproduzir quando as condições voltarem a ser favoráveis para eles.Eles obtêm sets alimentos decompondo organismos mortos e são considerados saprófagos e quando se alimentam de substancias que retiram de organismos vivos, prejudicando são chamados de parasitas.

Os fungos podem ser filamentosos ou carnosos.E sua classificação se da por três partes que são os fungos limosos,fungos inferiores e fungos terrestres.Entre os fungos terrestres encontramos quatros grupos que são ZYgomycete, Ascomycetes,Basidiomyceter e Deuteromycetes. Os Zycomycete sao os bolores preto dos pães,os Ascomycete sao lveduras ,fungos em formas de tacas e trufas,os BAsidiomycetes sao os cogumelos,orelha de pau, fungos da ferrugem e os Deuteromycetes que são os fungos imperfeitos são CAndida ALbicans,algumas especies de Penicillium e Aspergillus.

Os fungos em associação com outros organismos formam os líquens que e uma combinação de uma alga verde ou uma cianobactéria com um fungo,e podem ser classificados em três categorias que são líquens crustosos,foliosos e fruticosos.Micorriza também e uma associação quando um fundo e uma raiz de planta vivem em associação.E também existem as conhecidas Trufas que crescem em associação com algumas arvores.


Vanessa Camila Borri

Título: Fungos

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 6

0 

Comentários - Fungos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios