Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fome Emocional: O que é?

Fome Emocional: O que é?

Categoria: Saúde
Fome Emocional: O que é?

A "fome psicológica" conhecida por fome emocional surge repentinamente e, na maioria das vezes, leva a um apetite seletivo, fazendo-nos comer alimentos específicos.

A fome emocional é desencadeada por emoções e sentimentos como a ansiedade, tristeza, solidão, medo e frustação. É nos momentos em que nos sentimos emocionalmente frágeis que a fome emocional ataca. Pois, um ataque de fome consiste na ocorrência de um pensamento intenso e que nos diz que necessitamos de comer de imediato. Ou seja, aquando da ocorrência da fome emocional "comem-se sentimentos" em forma de alimentos. E só é conseguida a satisfação após ter-se comido quantidades excessivas do alimento escolhido.

Comparando com a fome real, nesta o apetite aumenta gradualmente e é saciado com qualquer alimento.

Não é o ato de procurar ingerir um alimento específico que constitui o problema. Porque a comida é uma fonte de energia e prazer, e é saudável que gostemos de comer. O problema está na frequência com que se tem o tipo de alimentação emocional, na intensidade da culpa que pode surgir, na intensidade da sensação de perda de controlo, e no comprometimento que pode trazer ao dia a dia.

Os estados de espírito que nos conduzem ao apetite repentino por doces, salgados ou comida picante, são:

- na solidão ou desvalorização na relação ingere-se chocolate, pois proporciona uma sensação semelhante ao do enamoramento.
- nos níveis de stress elevados ingere-se alimentos salgados, pois sentimos vontade de comer sal.
- na necessidade de libertar raiva reprimida ingere-se batatas fritas, pois sentimos necessidade de comer alimentos estaladiços.
- na tristeza ou aborrecimento ingere-se alimentos picantes porque estimulam a produção de endorfinas.

Devemos estar atentos aos fatores de risco que nos tornam suscetíveis de iniciar uma alimentação emocional, como: a dificuldade em identificar e reconhecer os estados emocionais, a dificuldade em relacionar sentimentos com as sensações físicas e a alimentação irregular.

Para ajudar a contornar o problema devemos incluir no nosso dia a dia momentos de prazer não relacionados com a comida. Devemos privilegiar a prática de exercício físico, o convívio com pessoas de quem gostemos ou ter um hobbie que nos dê prazer. Nunca devemos estar mais de três horas sem comer. Se tivermos tempo livre podemos experimentar fazer voluntariado ou mantermo-nos distraídos com outra atividade.


Cristina Sousa

Título: Fome Emocional: O que é?

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - Fome Emocional: O que é?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios