Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fecho das urgências

Fecho das urgências

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Fecho das urgências

Segundo as recentes notícias, um grupo de peritos propôs o fecho de 12 urgências de hospitais a nível nacional.

Segundo o Público, as urgências a serem fechadas seriam a de Macedo de Cavaleiros, Fafe, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Valongo, Peniche, Tomar, Montijo, Montemor-o-Novo, Serpa, Lagos e Loulé.

Na mesma notícia, encontramos também a proposta de desclassificação (entenda-se, passagem a um nível inferior) de outras tantas urgências. Estas seriam Mirandela e Póvoa de Varzim (passariam de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico para Serviço de Urgência Básico), Hospital dos Covões (passaria de Serviço de Urgência Polivalente para um nível intermédio) e o Hospital Garcia da Orta (que passaria de SUP para SUMC, no entanto foi já refutada esta hipótese).

No total, a rede de urgências seria reduzida das 89 apresentadas em 2007 para apenas 72.
Não entendo, no entanto, qual a lógica destas medidas.

Para começar, embora não seja perita na matéria, sou utilizadora dos hospitais, tal como todos nós, e confesso que nunca vi uma urgência vazia ao ponto de justificar o seu fecho. Pelo contrário, chegamos a estar noites inteiras à espera na urgência de um hospital.

Em segundo lugar, acho incrível o facto de ter ouvido dizer que “nenhum utente está a mais de 60 minutos de uma urgência”. Então vejamos, um AVC requer intrevenção imediata. Ora, uma pessoa que esteja a 60 minutos (1 hora) de uma urgência leva, por exemplo, 15 minutos a detectar os sintomas, mais 10 para ligar ao INEM. O INEM reencaminha o pedido para a equipa mais próxima (que estará a 60 minutos do local), que por sua vez se equipa e prepara. Mais 15 minutos. Daí ao local, demoram 60 minutos. Chegando ao local, a examinação do doente e colocação na ambulância pode levar, na melhor hipótese, mais 15 minutos. Daí, seguem-se mais 60 minutos para a urgência, onde será atendido.
Em suma, um doente com um AVC pode levar até 15+10+15+60+15+60= Duas horas e 55 minutos!!!

Quase três horas para intrevir num AVC, que deveria ter intrevenção imediata. Isto claro, sem contar com semáforos, trânsito e todos os tipos de contratempos que possam surgir.
Num país em que se paga o volume de impostos que se paga em Portugal, esta situação parece-me inadmissível, pois para além deste exemplo temos uma vasta panóplia deles (acidentes com feridos graves, sufocamentos de origem alérgica, grávidas em trabalho de parto, entre outros).

Enfim, desejo-vos a todos felicidade e muita saúde, pois esta é gratuita e de qualidade… enquanto a temos.


Patrícia Carvalho

Título: Fecho das urgências

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - Fecho das urgências

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios