Fatores de risco do cancro da mama
Torna-se pois imprescindível detetá-los o mais cedo possível o que aumenta as hipóteses de tratamento.
Os tumores cancerígenos aparecem porque as células começam a multiplicar-se e a dividir-se num ritmo muito mais rápido do que as células que morrem.
Formam-se então nódulos que podem inclusive espalhar-se pelo corpo, ou seja, ramificam-se e formam outros nódulos. Este processo torna-se muito complicado , especialmente quando vai afetar certos órgãos.
Como os pulmões são um órgão vital, ao ser atingido, é mesmo muito grave. Muitas vezes os tumores são de origem hereditária e passam de pais para filhos, netos, mas é de considerar que há fatores que aumentam em muito os seus riscos e malefícios.
Salientam-se entre os principais o fator idade, a obesidade e excesso de gorduras associadas, o tabagismo, beber em demasia bebidas alcoólicas e a hereditariedade.
Tendo em conta estes fatores é conveniente ter muito cuidado com eles , fazer uma escolha criteriosa sobre os alimentos a ingerir, reduzir consumo de tabaco , álcool e fazer exames o mais cedo possível.
Claro que estes cuidados não são tudo mas podem reduzir em muito o seu risco e contribuir para uma maior qualidade de vida. Quando este problema se instala na mulher provoca geralmente problemas psicológicos desagradáveis e graves.
Constata-se que se houver uma atenção e cuidados redobrados , os riscos e sintomas podem ser minorados e os tratamentos mais fáceis. Compete a cada uma escolher a terapia mais indicada para si.