Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Falando sobre o vilão "Colesterol"

Falando sobre o vilão "Colesterol"

Categoria: Saúde
Falando sobre o vilão "Colesterol"

Anualmente eu faço exames de rotina para checar se minha saúde está ok e garanto a vocês: não há nada melhor do que ter certeza que você está bem. Mas, neste ano, os exames apontaram colesterol alto. Logo, muitas perguntas começaram a me atormentar: o que é colesterol? O que eu fiz para que ele estivesse acima do desejado? Quais são as consequências disso? Tem cura?

Meu médico me acalmou e esclareceu todas as minhas dúvidas. Como sei que muitas pessoas também sofrem com colesterol alto, quero dividir com vocês tudo o que aprendi.
O que é colesterol?

Colesterol é um tipo de gordura (lipídio), responsável pela produção de vitaminas, hormônios e ácidos biliares, que pode ser encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos e leite.

Existem dois tipos de colesterol presentes em nosso organismo: o LDL, popularmente conhecido como o “colesterol ruim” que se encontrado em excesso no sangue pode provocar o entupimento de artérias e o HDL, conhecido como o “colesterol bom”, que expulsa o excesso de colesterol ruim das artérias impedindo a formação de placas de gordura e entupimento das vias.

Quando estamos com o colesterol alto, isso significa que o colesterol total presente no nosso sangue está acima de 200mg/dL. Fique atento: os níveis ideais de LDL (ruim) é abaixo de 130 mg/dL de sangue e de HDL (bom) acima de 35mg/dL de sangue.

Consequências do colesterol alto

O excesso de gordura no sangue pode causar sérios problemas cardiovasculares como entupimento de artérias que levam ao infarto e doenças como aterosclerose.

Mantendo as taxas de colesterol em níveis ideais
O nível de colesterol ruim pode se elevar devido a diversos fatores, dentre eles: tendências genéticas ou hereditárias, ausência de atividade física e obesidade. Mas, na maioria dos casos, a alimentação incorreta é o principal vilão da história.

A ingestão diária de colesterol recomendada é inferior a 300 mg. Para seguir o recomendado é necessário evitar o consumo de alimentos ricos em colesterol como a carne vermelha, manteiga, leite integral, queijos, ovos, sorvete, creme de leite, bacon, camarão e frituras.

Além de manter uma dieta saudável é preciso praticar exercícios físicos regularmente, não deixar o estresse dominar o seu dia a dia e não fumar.
Dicas para baixar o colesterol ruim
Outras táticas para baixar o colesterol ruim são:
-beber diariamente suco de berinjela
-tomar chá preto
-comer uma colher de aveia ou granola por dia

Casos de sucesso

Há 2 anos, Thamires Amaral (nome fictício) detectou nível de colesterol elevado e resolveu seguir a risca as recomendações médica. Passou a fazer 6 refeições diárias que davam preferência para alimentos de origem vegetal como verduras, legumes, frutas e grãos, começou a caminhar pelo menos 3 vezes por semana e parou de fumar. Dentro de alguns meses o nível de colesterol voltou ao normal. Ela não precisou usar remédios, mas em alguns casos o uso de medicamentos prescritos pelo médico é imprescindível para regularizar o colesterol.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e informações. Que Deus abençoe á todos.


Rosangela Micai

Título: Falando sobre o vilão "Colesterol"

Autor: Rosangela Micai (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Comentários - Falando sobre o vilão "Colesterol"

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios