Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Exercício físico é bom para insônia.

Exercício físico é bom para insônia.

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Exercício físico é bom para insônia.

A insônia e os distúrbios do sono são problemas de saúde que devem ser tratados e sempre que possível preveni-lo. No entanto, não existe uma formula que resolva a insônia de todas as pessoas. Cada pessoa necessita de um tratamento especifico, apropriado as características individuais, é necessário ser recomendado por um médico especializado. O tratamento não farmacológico é priorizado mais muitas vezes o uso de medicamentos é necessário explica os médicos. Já os principais medicamentos utilizados são os indutores do sono, ansiolíticos ou antidepressivos. Já os alimentos ricos em cafeína, xantina é uma substância que estimula e aumenta a insônia. Já os derivados do triptofano, como o leite, auxiliam a ter uma boa noite de sono, existe crença popular que diz que se tomar um copo de leite morno antes de dormir melhora o sono e tem fundamento. Segundo os especialistas lembra que se comer muito no período noturno pode propiciar o despertar durante o sono, devido ao refluxo gástrico-esofagico.

Embora pareça contraditório, correr, nadar, andar de bicicleta, em fim, atividades físicas, que libera endorfina e causa excitação física e mental, são fundamentais para uma ótima noite de sono. Sabe quando uma criança corre e brinca o dia todo e depois desmaia num sono profundo? O mesmo acontece com o adulto. Ou seja, quem se movimente durante o dia repousa melhor. O exercício físico, quando bem planejado e executado pode consolidar o sono, melhora a qualidade e fazer com que o individuo fiquem mais tempo nas fases mais profundas do sono, que em geral recuperam e restabelecem a parte física do nosso corpo.

Apesar da importância dos exercícios físicos, não adianta correr ou malhar pesado um dia e passar as semanas seguintes deitados no sofá. A pratica constante de exercícios melhora o sono e a qualidade de vida. A regularidade é importante e é justamente ela que vai maximizar todos os benefícios. Em geral, a realização de exercícios físicos três vezes por semana é muito saudável. Exercícios são tão positivos para a manutenção da saúde e do sono que não existe nem exercício especifico ou que um seja melhor do que o outro. Assim, basta escolher aquele a que seu corpo se adapte com mais facilidade. O exercício pode ser o que o indivíduo gostar, o importante é praticar alguns esportes, exercício físico sob orientação de um bom profissional de educação física e tendo realizado uma avaliação médica anteriormente afirma os especialistas.

Waldiney Melo

Título: Exercício físico é bom para insônia.

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

806 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    12-08-2014 às 23:40:18

    Adoro praticar exercício físico, ainda mais sabendo que é bom para insônia. Na verdade, essa prática é boa em vários aspectos como: você se sente mais disposto, não tem preguiça, evita várias doenças, se mantém em forma, enfim, há muitos benefícios.

    ¬ Responder
  • Plano de Saude Amil rjfrancisco cavalcante

    03-11-2011 às 11:04:38

    Todo mundo tem insônia ocasionalmente. O estresse do dia a dia, nervosismo e o consumo de cafeína em excesso estão entre os principais fatores que contribuem para a perda de sono. Quando for acometido por este mal, siga este pequeno guia e volte a ter um bom descanso:

    Instruções

    1) Saia da cama. Quando não se consegue dormir, permanecer na cama só aumenta o estresse.



    2) Leia ou faça alguma tarefa tranqüila até se sentir sonolento. Em seguida tente voltar a dormir, caso o estresse permaneça, tente algumas técnicas de relaxamento.



    3) Ouça uma musica suave e tente fazer meditação ou alongamento.



    4) Tome um banho morno e mantenha as luzes apagadas. Muita luz te manterá em constante estado de alerta.



    5) Algumas ervas como valeriana, alfazema, camomila, flor de limão e maracujá ajudam a pegar no sono. Tomo um chá de alguma delas antes de dormir. Algumas farmácias naturais também disponibilizam o extrato destas plantas em cápsula.



    6) Triptofano é um aminoácido que contribui para o sono. Alimentos como banana, peru, figo, tâmara, leite e atum são ricos nele e podem te ajudar a relaxar.



    7) Óleos como o de lavanda podem contribuir para um bom sono. Tente uma massagem antes de dormir ou mesmo pingar algumas gotas no travesseiro.



    8 ) Quando se sentir sonolento volte para a cama e durma com os anjos.

    ¬ Responder
  • gabiiigabiii

    11-08-2010 às 16:17:09

    Oi gente,eu não entendi nada sobre esse site..Beijos

    ¬ Responder

Comentários - Exercício físico é bom para insônia.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios