Exames Médicos que Devem ser Feitos
Não queremos dar-nos a exageros, certo? No entanto o desleixo trás um desfecho triste a histórias que poderiam ser tão diferentes. Ora vejamos que tipo de exames médicos mais básicos nos devemos obrigar a fazer com alguma regularidade, quer sejamos homens ou mulheres ou quer tenhamos 30, 40 ou 50 anos.
É fundamental, quer para homens ou para mulheres na faixa etária dos 30 anos verificar uma vez por ano os níveis de açúcar e colesterol do seu organismo. A diabetes é uma das doenças mais comuns entre nós nos nossos dias e o colesterol elevado leva a doença cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. Umas simples análises ao sangue darão uma ideia de como está o seu organismo quanto a este assunto.
Para as senhoras, na faixa etária dos 30, aconselha-se uma citologia. Desta forma consegue fazer um bom despiste de cancro do colo do útero. Faça ainda e todas as semanas depois de um duche, a apalpação da mama. Para os homens, apalpação dos testículos é fundamental. O cancro existe para todos e não escolhe sexo e idade.
A partir dos 40, os exames que acima se aconselham devem ser feitos todos os anos na mesma altura do ano, mas existem mais. Para as senhoras, a mamografia é fundamental. Se pertence a um grupo de risco deverá começar a fazer mais cedo. É fundamental para ambos os sexos exames ao coração. Apesar de não ser fumador e praticar desporto, este tipo de exames é de uma importância extrema.
A partir dos 50, começam algumas preocupações. Os exames atrás descritos são essenciais, mas peça ao seu médico para verificar a sua prostrata se for homem e passe a 2 exames de citologia de for mulher. Mamografias aconselham-se a duas vezes por ano.
Exames aos olhos, ouvidos e dermatológicos são importantes para os dois sexos, pelo menos uma vez por ano.
Apesar dos exames que aqui se mencionam, é sempre melhor consultar o seu médico de família e aceitar as sugestões da parte dele. Converse e conte se existem sintomas que acha estranho no seu organismo, independentemente das doenças que possa imaginar que possa vir a ter tendência a ter.