Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Evitar a obesidade infantil é simples

Evitar a obesidade infantil é simples

Categoria: Saúde
Evitar a obesidade infantil é simples

Os maus costumes acarretam, regra geral, repercussões da mesma natureza. Não é de conceber que se ande constantemente a fazer asneiras e os resultados não se façam sentir, a curto, médio ou longo prazo.

Dizer que a obesidade, sobretudo infantil, tem uma incontornável componente genética é discutível e até subjectivo. Indo à raiz do problema, impõem-se algumas questões: Não comem todos da mesma panela? O que é que a família anda a comer? O que aconteceria ao peso e à saúde dos membros do agregado familiar se houvesse outro tipo de comida dentro da panela? Esta “genética” tem, frequentemente, muito pouco a ver com os genes…!

A verdade é que não se liga, amiúde, àquilo que se ingere, nem quando, nem como. Convém lembrar, contudo, que as crianças não são “porquinhos de engorda” e que se lhes dá ou tira vida conforme o regime alimentar que se segue. Por exemplo, foi demonstrado cientificamente que não tomar o pequeno-almoço está na origem de índices de atenção e rendimento escolar menores, para além de potenciar a ingestão desregrada de alimentos, normalmente bastante calóricos, durante o dia. Se os pais não comem antes de ir para o trabalho, os filhos tenderão a imitá-los. Na falta de apetite ou de tempo, pode levar-se na mochila um pacote de leite ou um iogurte e uma banana, ou um pãozinho.

A meio da manhã, é aconselhável meter mais qualquer coisa no estômago. Meio pão ou um pão, consoante a idade, com queijo, compota ou fiambre, bolachas tipo Maria, torradas, água e sal ou integrais, uma peça de fruta ou um sumo de fruta natural, um copo de leite ou um iogurte são algumas alternativas.

A água é indispensável. Muitos miúdos nem sabem qual é o sabor da água, dado que só bebem refrigerantes, colas, ice teas, etcétera, que não matam a sede e só engordam.

Na escola, é mais difícil controlar o que as crianças compram para comer. Uma dica pode assentar em senhas de alimentos pré-comprados.

No supermercado, os garotos conseguem ser muito persuasivos. Todavia, resistir aos seus apelos, motivados em grande medida pela publicidade, faz parte da educação alimentar de que eles necessitam para se tornarem pessoas bem-educadas, bem formadas e… com saúde! Em acréscimo, as compras para a casa têm de depender dos pais; os filhos só petiscam do que houver na despensa e no frigorífico, uma vez que não vão às compras sozinhos. É um bom pretexto para que os pais abdiquem de alguns alimentos e bebidas do dia-a-dia e adoptem, também eles, hábitos alimentares saudáveis…

Iniciar as refeições principais com um prato de sopa de legumes é o ideal: sacia com baixo valor calórico, reduzindo, deste modo, a quantidade do segundo prato.
Finalmente, programar actividades físicas conjuntas com as crianças ao ar livre pode constituir um bom estímulo: andar de bicicleta, caminhar, dançar, jogar ténis…



Maria Bijóias

Título: Evitar a obesidade infantil é simples

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

800 

Comentários - Evitar a obesidade infantil é simples

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios