Estime o seu coração
O colesterol exagerado é um dos inimigos mais públicos, porque amplamente divulgado. Toda a gente tem colesterol. E convém que assim seja, já que ele é indispensável para que as células orgânicas se regenerem, substituam e desenvolvam. Não obstante, e dado que não se dilui no sangue, o colesterol tem de ser transportado entre células através de lipoproteínas, que não devem apresentar valores elevados, porque quanto maior for a acumulação destas proteínas, maior será a probabilidade de se armazenarem nas paredes das artérias, constituindo, deste modo, obstáculo à passagem da circulação sanguínea para o coração e para o cérebro. Neste sentido, as carnes vermelhas devem ser substituídas por peixes gordos e proteínas vegetais, como a soja. Para reduzir o colesterol de maneira natural há que recorrer à actividade física e consumir esteróis vegetais. Estes são extractos naturais de plantas com uma estrutura idêntica ao colesterol, que dificultam e impedem a sua absorção.
Por outro lado, a raiva e a hostilidade, acolhidas de forma habitual e persistente, também são factores de risco para eventos cardiovasculares. De facto, atacam o sistema imunitário e colocam vários órgãos em perigo. Portanto, se é daquelas pessoas que “ferve em pouca água”, ou pressente que quase nem precisa de “água” para “ferver” (!), descontrolando-se com situações aparentemente banais, preste atenção, pois essa atitude é passível de lhe acarretar dissabores bem piores do que conflitos com familiares, amigos ou colegas de trabalho!...
Optar por um estilo de vida saudável, alimentos certos e cinco minutos de exercitação diária soam como música para o seu coração. Se lhe der a “melodia” correcta, ele não falhará um compasso e a restante “orquestra” do seu organismo agradece. É que, basicamente, estamos a tratar do “órgão-rei”, que é, simplesmente, o “maestro”!
Comentários ( 4 ) recentes
- Rafaela
22-07-2014 às 20:08:12Adoro exercitar-me! Creio que nosso coração é bem especial assim como nosso corpo e devemos constantemente nos avaliarmos se estamos cuidando dele com afinco. Uma alimentação saudável, exercícios diários e uma boa disposição da mente, têm efeitos surpreendentes!
¬ Responder - Daniela Vicente
14-09-2012 às 15:56:21os tomates têm licopeno que ajudam a baixar as tensões. pode por exemplo juntar-lhe requeijão e fica com um óptimo aperitivo. é uma excelente maneira de introduzir nutrição nas nossas vidas. o salmão é rico em ácidos gordos ómega 3 e previne a criação de placa e a formação de coágulo. feijão-fava também deve ser considerado na sua alimentação. tenho um estilo saudável para ter um coração saudável.
¬ Responder - Daniela Vicente
13-09-2012 às 18:49:47para desobstruir as artérias beba sumo de romã com metade de uma banana, 5 iogirtes e meio iogurte. fica um óptimo batido. muito nutritivo. é uma óptima maneira de iniciar o dia. os oregãos são óptimos para ajudar na função cardíaca e pode comer por exemplo na pizza. estes baicxam o LDL (o colesterol mau) e aumenta o HDL (o bom colesterol). saiba ainda que o cacau escuro em pó também é muito bom.
¬ Responder - keli noronha
19-09-2010 às 04:52:42queria saber se o coraçao rigido e veias comprimidas tem cura se o coraçao volta a ser normal?
¬ Responder