Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Estime o seu coração

Estime o seu coração

Categoria: Saúde
Comentários: 4
Estime o seu coração

Muitas vezes, pensa-se que se começa a ter doenças cardíacas por uma questão de genética, idade, problemas da vida ou elementar inevitabilidade. Pois bem, a saúde do nosso coração está mais nas nossas mãos do que imaginamos, e circunstâncias que nos passam, amiúde, despercebidas podem despoletar a patologia coronária.

O colesterol exagerado é um dos inimigos mais públicos, porque amplamente divulgado. Toda a gente tem colesterol. E convém que assim seja, já que ele é indispensável para que as células orgânicas se regenerem, substituam e desenvolvam. Não obstante, e dado que não se dilui no sangue, o colesterol tem de ser transportado entre células através de lipoproteínas, que não devem apresentar valores elevados, porque quanto maior for a acumulação destas proteínas, maior será a probabilidade de se armazenarem nas paredes das artérias, constituindo, deste modo, obstáculo à passagem da circulação sanguínea para o coração e para o cérebro. Neste sentido, as carnes vermelhas devem ser substituídas por peixes gordos e proteínas vegetais, como a soja. Para reduzir o colesterol de maneira natural há que recorrer à actividade física e consumir esteróis vegetais. Estes são extractos naturais de plantas com uma estrutura idêntica ao colesterol, que dificultam e impedem a sua absorção.

Por outro lado, a raiva e a hostilidade, acolhidas de forma habitual e persistente, também são factores de risco para eventos cardiovasculares. De facto, atacam o sistema imunitário e colocam vários órgãos em perigo. Portanto, se é daquelas pessoas que “ferve em pouca água”, ou pressente que quase nem precisa de “água” para “ferver” (!), descontrolando-se com situações aparentemente banais, preste atenção, pois essa atitude é passível de lhe acarretar dissabores bem piores do que conflitos com familiares, amigos ou colegas de trabalho!...

A boa notícia é que a Psicologia fornece técnicas de gestão da raiva descontrolada, onde se incluem a meditação, o yoga do riso (que sugere o riso, mesmo forçado, como mecanismo desencadeante do bom humor), a prática de hobbies ou de exercício físico, entre outros auxiliares com valores científicos comprovados. O exercício físico constitui um dos métodos naturais mais eficazes para melhorar a função cardíaca e regular a tensão arterial.

Optar por um estilo de vida saudável, alimentos certos e cinco minutos de exercitação diária soam como música para o seu coração. Se lhe der a “melodia” correcta, ele não falhará um compasso e a restante “orquestra” do seu organismo agradece. É que, basicamente, estamos a tratar do “órgão-rei”, que é, simplesmente, o “maestro”!



Maria Bijóias

Título: Estime o seu coração

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    22-07-2014 às 20:08:12

    Adoro exercitar-me! Creio que nosso coração é bem especial assim como nosso corpo e devemos constantemente nos avaliarmos se estamos cuidando dele com afinco. Uma alimentação saudável, exercícios diários e uma boa disposição da mente, têm efeitos surpreendentes!

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 15:56:21

    os tomates têm licopeno que ajudam a baixar as tensões. pode por exemplo juntar-lhe requeijão e fica com um óptimo aperitivo. é uma excelente maneira de introduzir nutrição nas nossas vidas. o salmão é rico em ácidos gordos ómega 3 e previne a criação de placa e a formação de coágulo. feijão-fava também deve ser considerado na sua alimentação. tenho um estilo saudável para ter um coração saudável.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 18:49:47

    para desobstruir as artérias beba sumo de romã com metade de uma banana, 5 iogirtes e meio iogurte. fica um óptimo batido. muito nutritivo. é uma óptima maneira de iniciar o dia. os oregãos são óptimos para ajudar na função cardíaca e pode comer por exemplo na pizza. estes baicxam o LDL (o colesterol mau) e aumenta o HDL (o bom colesterol). saiba ainda que o cacau escuro em pó também é muito bom.

    ¬ Responder
  • keli noronhakeli noronha

    19-09-2010 às 04:52:42

    queria saber se o coraçao rigido e veias comprimidas tem cura se o coraçao volta a ser normal?

    ¬ Responder

Comentários - Estime o seu coração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios