Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 5
Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Numa altura em que muito se fala de colesterol e dos seus efeitos nocivos, pode ficar-se com a ideia de que tudo o que é gordura é para evitar. Isto não corresponde, todavia, à verdade. De facto, nem todas as gorduras são perniciosas para a saúde. Elas são, na realidade, indispensáveis na nossa alimentação diária, pois transportam vitaminas lipossolúveis (A, D e K), e fornecem ácidos gordos essenciais.

Não obstante, há que saber escolhê-las, preferindo as de origem vegetal em detrimento das animais, que contribuem para elevar, sobretudo, o “mau” colesterol. Dentro das vegetais, o azeite deve assumir, sempre que possível, a primazia, relativamente aos óleos e margarinas vegetais. Ainda assim, quando cozinhar, tenha o cuidado de não submeter a gordura, qualquer que seja o seu tipo, a altas temperaturas. Dê preferência a cozidos no vapor, assados, grelhados ou estufados, declinando os fritos. Ao temperar, recorde-se que já consumimos a gordura presente nas carnes, nos queijos, nos aperitivos, nos bolos, no chocolate, etcétera.

Quando for às compras, lembre-se de antepor o peixe, fresco ou congelado, à carne. É uma excelente fonte de fósforo, iodo e selénio e contém uma gordura mais sã.

No talho, eleja as carnes brancas (peru, frango, coelho) e, dentro destas, as partes mais magras. Evite os produtos de charcutaria e as vísceras, autênticos concentrados de gordura saturada e de colesterol, e, normalmente, de sal.

No que respeita aos ovos, e para quem não tenha restrições ou contraindicações médicas, o máximo aconselhável é de três por semana, incluindo os “disfarçados” em pudins e outros doces, em soufflés e demais formas subtis de consumo.

O marisco encerra um alto teor de colesterol, razão, para além do preço quase proibitivo, que faz dele um petisco de APENAS algumas ocasiões.

No oposto, encontram-se as frutas e os legumes, excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais, e pobres em calorias e gorduras, que revelam propriedades antioxidantes capazes de neutralizar algumas substâncias prejudiciais ao organismo. Devem, portanto, figurar, e em abundância, no cardápio diário de cada indivíduo.

Os laticínios (leite, queijo, iogurtes) são ricos em cálcio, vitaminas e proteínas. Não obstante, é recomendável optar pelas variedades pouco gordas e dispensar a manteiga e as natas, repletas de gordura saturada e de colesterol. Preste sempre muita atenção aos rótulos do que adquire; isto ajuda a identificar os ingredientes mais perigosos e as suas percentagens.

Faça várias refeições por dia, a fim de reduzir o apetite e banir as “almoçaradas” e as “jantaradas”. Beba, no mínimo, 1,5 L de água por dia, com ou sem sede. A água é fundamental para o nosso equilíbrio. Deixe de fumar. Existem evidências que associam o tabagismo ao aumento dos índices do colesterol LDL e ao desenvolvimento de aterosclerose. Pratique exercício físico: queima gorduras em excesso e mantém-se saudável. Ande a pé e prefira as escadas ao elevador. Não passe muito tempo sentado (a).

O segredo é eliminar os excessos, através da combinação de uma alimentação salutar e equilibrada com atividade física regular.


Maria Bijóias

Título: Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

793 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    18-07-2014 às 23:02:30

    Tão importante quanto saber de tudo isso como praticar no dia a dia. O colesterol é astuto e devemos cuidar de nossa saúde sempre!

    ¬ Responder
  • aparecida cabralaparecida cabral

    24-11-2011 às 16:18:31

    agradeço pelas dicas.e queria saber se a pressão alta é do colesterol?

    ¬ Responder
  • saudavelsaudavel

    27-06-2011 às 17:31:22

    eu tambem tenho muiito cuidado com o que como e estou nos 233, as x irrita-me pareçe tudo uma grande treta, agora como alhos crus ... engulo....

    ¬ Responder
  • melough

    17-09-2010 às 15:14:32

    faço exercícios fisicos, como vegetais, flocos aveia soja, cevada,muitas fibras estanois esterois, salmao sardinha cavala sumos naturais de maçã,uvas,cenouras laranjas e o meu colesterl sobe..o mau esta elevado o bom pessimo e o total quase me arruina...mas quando comia queijo,fiambre,gorduras,ovos manteiga presunto abusando ...estava tudo bom...afinal como é?

    ¬ Responder
  • izildinhaizildinha

    13-09-2009 às 03:01:18

    muito obrigada as informaçoes me foram de muita valia

    ¬ Responder

Comentários - Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios