Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Enfarte do miocárdio

Enfarte do miocárdio

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Enfarte do miocárdio

Muito ouvimos falar de prevenção de enfarte do miocárdio, o vulgo ataque cardíaco. De facto, há uns quantos factores de risco que podem ser tidos em conta, de forma a evitar futuras complicações ou surpresas. Tome nota dos mais relevantes:

1 – Uma tensão arterial elevada provoca endurecimento das artérias, pelo que os adultos devem fazer exames regulares e controlar a sua tensão arterial frequentemente.

2 – Deixar de fumar. A nicotina estreita o calibre dos vasos sanguíneos, o que obriga o coração a desempenhar maiores esforços. Para além disso, fumar provoca outros problemas, como o tão temido cancro do pulmão.

3 – Nível elevado de colesterol no sangue. A ingestão de gorduras saturadas leva à obstrução das artérias. Procure utilizar gorduras e óleos não-saturados.

4 – Obesidade. O controle de peso através de uma dieta saudável é importante porque a obesidade aumenta o esforço exigido ao coração e dá origem a tensão alta.

5 – Exercício físico. O exercício aeróbio regular, como ciclismo, marcha ou natação, pelo menos três vezes por semana, aumenta a eficiência do coração e dos pulmões.

Mas, caso estas medidas preventivas não sejam praticadas, fique alerta para o principal sintoma de um ataque cardíaco – uma dor forte no peito. Com tratamento médico urgente, a vítima poderá recuperar totalmente. Por esta razão, é deveras importante estar atento aos primeiros sinais e sintomas que a vítima pode apresentar. Esteja atento a:

- Palidez, pele fria e húmida;
- Arrepios e ansiedade;
- Náuseas e vómitos;
- Movimentos respiratórios breves e queixas de falta de ar;
- Sensação de morte iminente;
- Perda de consciência.

Por muito assustado que esteja, mantenha a calma e auxilie a vítima da melhor forma:

1 - Ajude-a a colocar-se numa posição de descanso, evitando que faça movimentos, o que acarreta um esforço adicional ao coração. Tranquilize-a e desaperte-lhe as roupas em volta do pescoço, peito e cintura, de forma a facilitar a circulação e respiração. Não lhe dê de beber ou comer!!! Chame de imediato uma ambulância.

2 – Se ocorrer perda de consciência, vire a vítima de lado, em posição lateral de segurança, de forma a manter abertas as vias respiratórias.

3 – Esteja alerta e pronto a iniciar técnicas de Reanimação Cardiopulmonar, se necessário.

4 – Se a vítima não cair na inconsciência e tiver com ele medicação de urgência, auxilie-o a tomá-la, colocando um comprimido debaixo da língua.

5 – Se tiver à mão os últimos exames da vítima, reúna-os de forma a que possam acompanhá-lo ao hospital.



Cláudia Bandeira

Título: Enfarte do miocárdio

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • jacy carlajacy carla

    30-07-2009 às 12:18:24

    é muito sofrimento

    ¬ Responder

Comentários - Enfarte do miocárdio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios