Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Enfarte do miocárdio

Enfarte do miocárdio

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Enfarte do miocárdio

Muito ouvimos falar de prevenção de enfarte do miocárdio, o vulgo ataque cardíaco. De facto, há uns quantos factores de risco que podem ser tidos em conta, de forma a evitar futuras complicações ou surpresas. Tome nota dos mais relevantes:

1 – Uma tensão arterial elevada provoca endurecimento das artérias, pelo que os adultos devem fazer exames regulares e controlar a sua tensão arterial frequentemente.

2 – Deixar de fumar. A nicotina estreita o calibre dos vasos sanguíneos, o que obriga o coração a desempenhar maiores esforços. Para além disso, fumar provoca outros problemas, como o tão temido cancro do pulmão.

3 – Nível elevado de colesterol no sangue. A ingestão de gorduras saturadas leva à obstrução das artérias. Procure utilizar gorduras e óleos não-saturados.

4 – Obesidade. O controle de peso através de uma dieta saudável é importante porque a obesidade aumenta o esforço exigido ao coração e dá origem a tensão alta.

5 – Exercício físico. O exercício aeróbio regular, como ciclismo, marcha ou natação, pelo menos três vezes por semana, aumenta a eficiência do coração e dos pulmões.

Mas, caso estas medidas preventivas não sejam praticadas, fique alerta para o principal sintoma de um ataque cardíaco – uma dor forte no peito. Com tratamento médico urgente, a vítima poderá recuperar totalmente. Por esta razão, é deveras importante estar atento aos primeiros sinais e sintomas que a vítima pode apresentar. Esteja atento a:

- Palidez, pele fria e húmida;
- Arrepios e ansiedade;
- Náuseas e vómitos;
- Movimentos respiratórios breves e queixas de falta de ar;
- Sensação de morte iminente;
- Perda de consciência.

Por muito assustado que esteja, mantenha a calma e auxilie a vítima da melhor forma:

1 - Ajude-a a colocar-se numa posição de descanso, evitando que faça movimentos, o que acarreta um esforço adicional ao coração. Tranquilize-a e desaperte-lhe as roupas em volta do pescoço, peito e cintura, de forma a facilitar a circulação e respiração. Não lhe dê de beber ou comer!!! Chame de imediato uma ambulância.

2 – Se ocorrer perda de consciência, vire a vítima de lado, em posição lateral de segurança, de forma a manter abertas as vias respiratórias.

3 – Esteja alerta e pronto a iniciar técnicas de Reanimação Cardiopulmonar, se necessário.

4 – Se a vítima não cair na inconsciência e tiver com ele medicação de urgência, auxilie-o a tomá-la, colocando um comprimido debaixo da língua.

5 – Se tiver à mão os últimos exames da vítima, reúna-os de forma a que possam acompanhá-lo ao hospital.



Cláudia Bandeira

Título: Enfarte do miocárdio

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • jacy carlajacy carla

    30-07-2009 às 12:18:24

    é muito sofrimento

    ¬ Responder

Comentários - Enfarte do miocárdio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios