Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Categoria: Saúde
Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Todos sabem que as endorfinas nos deixam felizes, satisfeitos e com aquela sensação de plenitude, de muito prazer. As endorfinas são um neurotransmissor químico produzidas no cérebro humano. O nome é derivado de duas palavras: endógenos (de dentro) e morfina (analgésico).

Naturalmente, as endorfinas quando liberadas bloqueiam os receptores da dor, e por isso são também chamadas de "produtos químicos felizes do corpo humano”. Quando as endorfinas são liberadas no organismo de uma pessoa, ele ou ela se confronta com uma sensação de felicidade, fluxo ou euforia.

Elas muitas vezes são produzidas e liberadas quando uma pessoa come certos alimentos como o chocolate ou pimentas picantes, quando se exercita vigorosamente, quando ouve música, ou quando está apaixonada.

Esta é uma das principais razões por que as pessoas são viciadas em coisas que elas gostam, pois é nessas horas que a liberação de endorfinas as faz sentir-se alegres, felizes.

O corpo humano produz cerca de 20 tipos diferentes de endorfinas. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento para determinar o que cada uma delas realiza todos são muito importantes para o funcionamento do corpo. Aqui estão 4 benefícios que as endorfinas trazem ao corpo e a mente:

Os benefícios de liberação de endorfinas:
1) Ajudam a reduzir a dor
As endorfinas bloqueiam os receptores de dor no cérebro e, portanto, é uma grande ajuda na redução da sensação de dor no corpo. Não importa onde a dor se origina no corpo; as endorfinas têm um efeito igual na luta contra todos os tipos de dor: pernas, braços, estômago, de cabeça, de dente, cólicas menstruais, etc.

2) Afasta a ansiedade e a depressão
Embora a depressão dependa da natureza do paciente, ela também é afetada pelo mau funcionamento de neurotransmissores no cérebro. As endorfinas têm um grande impacto sobre uma pessoa dando-a personalidade dinâmica, inteligência e humor.

Assim, eles desempenham um grande papel em afastar a ansiedade e a depressão. Pode-se dizer que as endorfinas são os melhores antidepressivos naturais que temos à mão.

3) Melhora o sono
A palavra endorfina é derivada de duas palavras, endógeno e morfina. Utilizando-a como um relaxante natural, as endorfinas ajudam a dormir melhor.

4) Aumenta a autoestima
A autoestima é uma medida do valor de avaliação emocional geral que a pessoa tem de si mesma. Uma série de fatores contribui para uma baixa autoestima como o orgulho, a vergonha, o desespero e a timidez.

Ao reduzir a dor e o medo, as endorfinas impulsionam a confiança de uma pessoa imensamente. Assim, elas também ajudam a impulsionar e elevar a autoestima.


Briana Alves

Título: Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Autor: Briana Alves (todos os textos)

Visitas: 0

387 

Comentários - Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios