Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Categoria: Saúde
Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Todos sabem que as endorfinas nos deixam felizes, satisfeitos e com aquela sensação de plenitude, de muito prazer. As endorfinas são um neurotransmissor químico produzidas no cérebro humano. O nome é derivado de duas palavras: endógenos (de dentro) e morfina (analgésico).

Naturalmente, as endorfinas quando liberadas bloqueiam os receptores da dor, e por isso são também chamadas de "produtos químicos felizes do corpo humano”. Quando as endorfinas são liberadas no organismo de uma pessoa, ele ou ela se confronta com uma sensação de felicidade, fluxo ou euforia.

Elas muitas vezes são produzidas e liberadas quando uma pessoa come certos alimentos como o chocolate ou pimentas picantes, quando se exercita vigorosamente, quando ouve música, ou quando está apaixonada.

Esta é uma das principais razões por que as pessoas são viciadas em coisas que elas gostam, pois é nessas horas que a liberação de endorfinas as faz sentir-se alegres, felizes.

O corpo humano produz cerca de 20 tipos diferentes de endorfinas. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento para determinar o que cada uma delas realiza todos são muito importantes para o funcionamento do corpo. Aqui estão 4 benefícios que as endorfinas trazem ao corpo e a mente:

Os benefícios de liberação de endorfinas:
1) Ajudam a reduzir a dor
As endorfinas bloqueiam os receptores de dor no cérebro e, portanto, é uma grande ajuda na redução da sensação de dor no corpo. Não importa onde a dor se origina no corpo; as endorfinas têm um efeito igual na luta contra todos os tipos de dor: pernas, braços, estômago, de cabeça, de dente, cólicas menstruais, etc.

2) Afasta a ansiedade e a depressão
Embora a depressão dependa da natureza do paciente, ela também é afetada pelo mau funcionamento de neurotransmissores no cérebro. As endorfinas têm um grande impacto sobre uma pessoa dando-a personalidade dinâmica, inteligência e humor.

Assim, eles desempenham um grande papel em afastar a ansiedade e a depressão. Pode-se dizer que as endorfinas são os melhores antidepressivos naturais que temos à mão.

3) Melhora o sono
A palavra endorfina é derivada de duas palavras, endógeno e morfina. Utilizando-a como um relaxante natural, as endorfinas ajudam a dormir melhor.

4) Aumenta a autoestima
A autoestima é uma medida do valor de avaliação emocional geral que a pessoa tem de si mesma. Uma série de fatores contribui para uma baixa autoestima como o orgulho, a vergonha, o desespero e a timidez.

Ao reduzir a dor e o medo, as endorfinas impulsionam a confiança de uma pessoa imensamente. Assim, elas também ajudam a impulsionar e elevar a autoestima.


Briana Alves

Título: Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

Autor: Briana Alves (todos os textos)

Visitas: 0

387 

Comentários - Endorfinas: Quais Seus Benefícios?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios