Endorfinas: Quais Seus Benefícios?
Naturalmente, as endorfinas quando liberadas bloqueiam os receptores da dor, e por isso são também chamadas de "produtos químicos felizes do corpo humano”. Quando as endorfinas são liberadas no organismo de uma pessoa, ele ou ela se confronta com uma sensação de felicidade, fluxo ou euforia.
Elas muitas vezes são produzidas e liberadas quando uma pessoa come certos alimentos como o chocolate ou pimentas picantes, quando se exercita vigorosamente, quando ouve música, ou quando está apaixonada.
Esta é uma das principais razões por que as pessoas são viciadas em coisas que elas gostam, pois é nessas horas que a liberação de endorfinas as faz sentir-se alegres, felizes.
O corpo humano produz cerca de 20 tipos diferentes de endorfinas. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento para determinar o que cada uma delas realiza todos são muito importantes para o funcionamento do corpo. Aqui estão 4 benefícios que as endorfinas trazem ao corpo e a mente:
Os benefícios de liberação de endorfinas:
1) Ajudam a reduzir a dor
As endorfinas bloqueiam os receptores de dor no cérebro e, portanto, é uma grande ajuda na redução da sensação de dor no corpo. Não importa onde a dor se origina no corpo; as endorfinas têm um efeito igual na luta contra todos os tipos de dor: pernas, braços, estômago, de cabeça, de dente, cólicas menstruais, etc.
2) Afasta a ansiedade e a depressão
Embora a depressão dependa da natureza do paciente, ela também é afetada pelo mau funcionamento de neurotransmissores no cérebro. As endorfinas têm um grande impacto sobre uma pessoa dando-a personalidade dinâmica, inteligência e humor.
Assim, eles desempenham um grande papel em afastar a ansiedade e a depressão. Pode-se dizer que as endorfinas são os melhores antidepressivos naturais que temos à mão.
3) Melhora o sono
A palavra endorfina é derivada de duas palavras, endógeno e morfina. Utilizando-a como um relaxante natural, as endorfinas ajudam a dormir melhor.
A autoestima é uma medida do valor de avaliação emocional geral que a pessoa tem de si mesma. Uma série de fatores contribui para uma baixa autoestima como o orgulho, a vergonha, o desespero e a timidez.
Ao reduzir a dor e o medo, as endorfinas impulsionam a confiança de uma pessoa imensamente. Assim, elas também ajudam a impulsionar e elevar a autoestima.