Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Endorfina : A Hormona da Felicidade

Endorfina : A Hormona da Felicidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 194
Endorfina : A Hormona da Felicidade

A Responsável pela sensação da felicidade e do bem estar, a endorfina é uma hormona e uma substancia natural produzida na hipófise juntamente com outras hormonas que estimulam a produção de adrenalina e cortisol.

A Endorfina é libertada durante e depois de uma atividade fisica que regula a emoção e a perceção da dor. É considerada um analgésico natural, reduzindo o strees e a ansiedade e moderando a depressão. O consumo de chocolate e pimenta também produz endorfina.
Sabia que pode morrer com falta de felicidade ou por desistir de viver?

A diminuição das endorfinas e, consequentemente, da felicidade diminuem também a imunidade e a capacidade de combater doenças, tornando o sistema imunitário mais vulnerável.

Rir é saudável e traz benefícios para a saúde, existem vários estudos que o comprovam. O ato de rir é um processo mental que tem uma expressão física ao nível dos músculos da face e da boca. O riso intenso, as gargalhadas, associam também espasmos da musculatura da faringe e de todo o aparelho vocal, até ao diafragma. O processo mental do riso provoca a libertação de endorfinas, que são as hormonas da felicidade. Estas provocam efeitos positivos no aparelho cardiovascular , no sistema neurovegetativo, aumentam o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular e melhoram a qualidade do sono.

Por essa razão foi desenvolvida a terapia do riso, que pretende melhorar o humor da pessoa, provocando-lhe o riso. Esta terapia assenta no principio de feedback do riso, ou seja quanto mais rir mais vontade terá de o fazer. Não está bem explicado o efeito contagioso do riso, mas ele é intenso e facilmente comprovável. As sessões de terapia do riso acontecem em grupo, onde as pessoas são contagiadas pelo riso coletivo e atingem padrões de relaxamento, bem estar e felicidade que são notórios.

Quem ri pouco poderá ter níveis de satisfação , de autoestima e felicidade menores. Daí advirá menos saúde física e psíquica, menor capacidade para ultrapassar eventos negativos da vida.
"Quem não abre um sorriso no rosto, dificilmente encontrará uma alma gémea e estará condenado a ser um solitário", diz um terapeuta.

Assim, só temos razões para espalhar alegria com um sorriso!


Cristina Queiros

Título: Endorfina : A Hormona da Felicidade

Autor: Cristina Queiros (todos os textos)

Visitas: 194

761 

Comentários - Endorfina : A Hormona da Felicidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios