Endorfina : A Hormona da Felicidade
A Endorfina é libertada durante e depois de uma atividade fisica que regula a emoção e a perceção da dor. É considerada um analgésico natural, reduzindo o strees e a ansiedade e moderando a depressão. O consumo de chocolate e pimenta também produz endorfina.
Sabia que pode morrer com falta de felicidade ou por desistir de viver?
A diminuição das endorfinas e, consequentemente, da felicidade diminuem também a imunidade e a capacidade de combater doenças, tornando o sistema imunitário mais vulnerável.
Rir é saudável e traz benefícios para a saúde, existem vários estudos que o comprovam. O ato de rir é um processo mental que tem uma expressão física ao nível dos músculos da face e da boca. O riso intenso, as gargalhadas, associam também espasmos da musculatura da faringe e de todo o aparelho vocal, até ao diafragma. O processo mental do riso provoca a libertação de endorfinas, que são as hormonas da felicidade. Estas provocam efeitos positivos no aparelho cardiovascular , no sistema neurovegetativo, aumentam o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular e melhoram a qualidade do sono.
Por essa razão foi desenvolvida a terapia do riso, que pretende melhorar o humor da pessoa, provocando-lhe o riso. Esta terapia assenta no principio de feedback do riso, ou seja quanto mais rir mais vontade terá de o fazer. Não está bem explicado o efeito contagioso do riso, mas ele é intenso e facilmente comprovável. As sessões de terapia do riso acontecem em grupo, onde as pessoas são contagiadas pelo riso coletivo e atingem padrões de relaxamento, bem estar e felicidade que são notórios.
"Quem não abre um sorriso no rosto, dificilmente encontrará uma alma gémea e estará condenado a ser um solitário", diz um terapeuta.
Assim, só temos razões para espalhar alegria com um sorriso!