Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Elementos essenciais para uma vida saudável

Elementos essenciais para uma vida saudável

Categoria: Saúde
Visitas: 16
Elementos essenciais para uma vida saudável

A nossa alimentação é composta pelos Hidratos de Carbono, pelas Gorduras e Límpidos, pelas Fibras, pelas Proteínas, pelas Vitaminas e, claro pelos Minerais. Para ter uma vida saudável devemos saber o que cada elemento faz por nós.

Os Hidratos de carbono, conhecidos por amidos e açúcares, têm como função de destaque a produção de energia. Os Hidratos de Carbono podem ser: monossacarídeos, dissacarídeos (simples) e polissacarídeos (complexos). os Hidratos de Carbono simples são mais facilmente digeridos, já os complexos têm uma lenta absorção.

As Gorduras também se podem dividir em grupos: Monoinsaturadas e Polinsaturadas. As Gorduras más são as Saturadas e as Trans. Destes alimentos ricos em gordura devemos consumir, por exemplo, linhaça, nozes, amêndoas e avelãs; deve-se evitar o consumo de doces e salgados, fast food, lacticínios (leite e derivados), carne de porco e vermelhas, óleo e margarina.

As Fibras regulam o nosso organismo, mexendo em pequenos aspectos como o trânsito intestinal, a digestão, o colesterol, a obesidade e a glicose. Para um melhor desempenho da fibra integral, a ingestão de água deve-se estar presente com muita frequência no seu dia-a-dia (1,5 litros).

As Proteínas são as responsáveis pela construção dos músculos, dos órgãos, da pele, entre outros. Num adulto, as necessidades proteicas variam entre 0,8 a 1 grama por cada quilo de peso. Quando pensamos em Proteínas, a carne é a fonte proteica que nos vem à mente. Contudo, também podemos encontrar este elemento, por exemplo nos cereais e leguminosas.
As Vitaminas podem ser classificadas em lipossolúveis (vitamina A, D, E e K) e em hidrossolúveis (B e C). Não possuem valor energético e são adquiridas através da nossa alimentação.

As vitaminas podem ser A (retinol), B1 (tiamina) B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantoténico), B6 (piridoxina), B8 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 (cianocobalamina), C (ácido ascórbico), D (calciferol), E (tocoferol) e K (filoquinona).

Quanto mais coloridos os nossos pratos, mais saúde. Devemos privilegiar alimentos de cor branca (alho, cebola, nabo ou couve-flor), verde/amarelo (abacate, pepino, curgete ou endívia), verde (brócolos, ervilhas ou espargos) , vermelho (melancia, tomate, goiaba, romá, framboesas ou tomate), laranja (abóbora, pêssego, papaia, cenoura ou abóbora) e vermelho/roxo.

Neste texto, encontra as bases de que precisa para ter uma vida saudável. É uma opção fácil. Boa Vida!


Daniela Vicente

Título: Elementos essenciais para uma vida saudável

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 16

658 

Comentários - Elementos essenciais para uma vida saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios