Ejaculação precoce
É muito comum acontecer na juventude, em encontros com novos parceiros ou após algum tempo de abstinência. No entanto só é de considerar um problema crónico e um transtorno sexual se ocorrer em mais de metade dos encontros sexuais.
Não existe um tempo específico antes de ejacular para definir se é ou não um problema sexual. Esta definição está na percepção que o homem e sua parceira têm s foi mais rápida que o esperado. Às vezes basta a aproximação e o contacto com o lençol para se dar a ejaculação. Isto leva involuntariamente a sentimentos de culpa e ansiedade por parte do homem e da parceira. Na sequência destes podem surgir outros como a disfunção eréctil (impotência) e a perda de intimidade do casal.
A causa para este problema apontada pelos adeptos de Darwin (evolucionista inglês) defende que era uma antiga forma de defesa contra os predadores. O homem tinha que se defender de muitos perigos e portanto tinha que ser rápido a ejacular para inseminar um grande número em pouco tempo e fugir. Deste modo não era alvo de tantos perigos.
Outra causa apontada é a sensibilidade da glande penina, a ansiedade frente ao desempenho sexual, a inexperiência sexual, a uma primeira experiência muito rápida e a sentimentos de culpa negativos em relação á parceira.
Deste modo não se pode considerar uma causa única para este problema mas vários. A esclerose múltipla ou prostraste aguda é que pode ser causadora dela.
Para quem tenha de facto este transtorno o melhor é fazer um tratamento com medicamentos ou psicotrópico, com orientação para o casal quanto á função sexual normal.
O tratamento cognitivo comportamental é outra opção e consiste em realizar tarefas e exercícios em casa para controlo de tempo de ejaculação.
Do ponto de vista físico, a ejaculação faz-se em dois estágios: expulsão do líquido seminal (Sémen) dos órgãos reprodutores, próstata, vesícula seminal e canal ejaculatório para a uretra e em segundo a progressão do líquido para toda a extensão da uretra até o meato uretral por onde sai a urina e é acompanhado de orgasmo.