Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dores menstruais: Chás e infusões

Dores menstruais: Chás e infusões

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Dores menstruais: Chás e infusões

Não há nada mais desagradável do que aqueles infortúnios mensais pelos quais a maioria das mulheres passam ao longo de muitos anos de suas vidas. As cólicas ou dores menstruais proporcionam momentos de extrema inquietação feminina já que geram desequilíbrio emocional. Para evitar ou amenizar tais momentos os chás e as infusões são remédios naturais altamente recomendados para aliviar essas tensões.

O chá, descoberto pelos chineses há quase 5.000 mil anos e desenvolvido pelos ingleses, possui muitas qualidades benéficas, além de agradável sabor e propriedades relaxantes e medicinais. Por isso é consumido no mundo todo. Não há contra-indicações para pessoas saudáveis e possui várias qualidades, podendo ser diurético, digestivo, calmante e ajudando na prevenção de várias doenças. A dose ideal de chá está no equilíbrio, isto é, como tudo na vida, evitar o excesso. O chá possui antioxidantes que ajudam a proteger o corpo dos radicais livres.

É interessante destacar que o chá foi o nome que se tornou popularmente conhecido, mas empregado erroneamente, visto que chá deve ser o nome dado as folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origens aos chás preto, verde e oolongs. Às demais ervas ou imersão feita de flores, frutas e folhas em água quente deve-se dar o nome de infusão.

Para as dores menstruais o mais indicado são as infusões. As infusões são preparados de ervas. O açafrão, a artemísia, a beladona, a camomila, o cordão-de-frade, a malva, o salgueiro, a salsa, o tomilho e a valeriana são ervas recomendadas para aliviar as cólicas da menstruação. As infusões ou tisanas, além de garantirem o sabor das ervas, ajudam na saúde do organismo. O que se deve fazer é deixar ferver a água em uma chaleira ou panela e logo após a fervura acrescentar as ervas e deixá-las ali por cerca de cinco minutos. Depois deve-se deixar repousar por alguns minutos. Esse é o preparo da tisana. A infusão segue o processo contrário. Coloca-se primeiro as ervas em um recipiente e após coloca-se a água fervente, deixando agir por quinze minutos.

Para prevenir as dores menstruais é indicado que se faça uma infusão de 20gramas de folhas de louro em um litro de água fervente. Para evitar as cólicas menstruais é necessário que se beba duas xícaras dessa infusão por dia durante a semana que antecederá a menstruação. E, para as dores menstruais mais fortes, o indicado é uma infusão de 50 gramas de tomilho em um litro de água, deixando-a mais concentrada.

Tomando chás ou infusões podemos hidratar o corpo, desintoxicá-lo e potencializar os componentes e as propriedades inerentes em cada planta a fim de obter resultados positivos à saúde. É o caso das dores menstruais que podem ser amenizadas com a ingestão de certas infusões. No entanto, é importante ressaltar que muitos estudos estão sendo feitos acerca das propriedades benéficas dos chás naturais. Portanto, em caso de dores fortes, o mais recomendado é a consulta médica para avaliação.


Rosana Fernandes

Título: Dores menstruais: Chás e infusões

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

806 

Imagem por: siukankay

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Consulcar.baba

    11-03-2012 às 00:27:55

    Acho interessante , gostava de saber qual a dosagem certa de cha de louro para diabeticos

    ¬ Responder

Comentários - Dores menstruais: Chás e infusões

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: siukankay

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios