Dores menstruais: Chás e infusões
O chá, descoberto pelos chineses há quase 5.000 mil anos e desenvolvido pelos ingleses, possui muitas qualidades benéficas, além de agradável sabor e propriedades relaxantes e medicinais. Por isso é consumido no mundo todo. Não há contra-indicações para pessoas saudáveis e possui várias qualidades, podendo ser diurético, digestivo, calmante e ajudando na prevenção de várias doenças. A dose ideal de chá está no equilíbrio, isto é, como tudo na vida, evitar o excesso. O chá possui antioxidantes que ajudam a proteger o corpo dos radicais livres.
É interessante destacar que o chá foi o nome que se tornou popularmente conhecido, mas empregado erroneamente, visto que chá deve ser o nome dado as folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origens aos chás preto, verde e oolongs. Às demais ervas ou imersão feita de flores, frutas e folhas em água quente deve-se dar o nome de infusão.
Para as dores menstruais o mais indicado são as infusões. As infusões são preparados de ervas. O açafrão, a artemísia, a beladona, a camomila, o cordão-de-frade, a malva, o salgueiro, a salsa, o tomilho e a valeriana são ervas recomendadas para aliviar as cólicas da menstruação. As infusões ou tisanas, além de garantirem o sabor das ervas, ajudam na saúde do organismo. O que se deve fazer é deixar ferver a água em uma chaleira ou panela e logo após a fervura acrescentar as ervas e deixá-las ali por cerca de cinco minutos. Depois deve-se deixar repousar por alguns minutos. Esse é o preparo da tisana. A infusão segue o processo contrário. Coloca-se primeiro as ervas em um recipiente e após coloca-se a água fervente, deixando agir por quinze minutos.
Tomando chás ou infusões podemos hidratar o corpo, desintoxicá-lo e potencializar os componentes e as propriedades inerentes em cada planta a fim de obter resultados positivos à saúde. É o caso das dores menstruais que podem ser amenizadas com a ingestão de certas infusões. No entanto, é importante ressaltar que muitos estudos estão sendo feitos acerca das propriedades benéficas dos chás naturais. Portanto, em caso de dores fortes, o mais recomendado é a consulta médica para avaliação.
Comentários ( 1 ) recentes
- baba
11-03-2012 às 00:27:55Acho interessante , gostava de saber qual a dosagem certa de cha de louro para diabeticos
¬ Responder