Dores de ouvidos – tenha um futuro mais tranquilo
O ouvido é constituído por três partes: o ouvido interno, o médio e o externo. O ouvido externo é a parte que é possível ver, assim como o canal auditivo. No final do canal auditivo está o tímpano, que é uma membrana fina que se estende ao longo do ouvido médio. É neste local que encontramos a trompa de Eustáquio, que está ligada ao nariz e à garganta. É ela que permite a drenagem dos fluidos que transportam vírus e bactérias do ouvido médio. Por sua vz, o ouvido interno acomoda os centros auditivo e de equilíbrio.
A maior parte das dores de ouvidos é provocada por uma infeção. Estas infeções aparecem quando o canal auditivo tem excesso de humidade, fomentando o aparecimento de bactérias. A consequência é a perda da qualidade da audição, dor e prurido.Se houver uma infeção do ouvido médio mal curada, ela pode passar para o ouvido interno e agravar os sintomas: vómitos e náuseas, uma sensação de que tudo à sua volta está a girar.
A primeira medida preventiva a tomar é manter os ouvidos bem limpos e bem secos. Use o secador de cabelo a uma tempratura moderada e na velocidade mínima. Segure o secador longe do ouvido e faça movimentos contínuos para trás e para a frente.
Quando mergulhar no mar ou na piscina, saia e segure a orelha pelo lóbulo. Puxe-o para baixo e sacuda para que a água saia. Este movimento endireita o canal auditivo e a água retida é obrigada a sair.
Desta forma aliviará os sintomas mais incómodos provocados pela água nos ouvidos. Na maior parte dos casos, as otites são agravadas por esses descuidos. Caso não consiga aliviar a dor desta forma, consulte prontamente o seu médico ou um especialista.