Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Categoria: Saúde
Visitas: 55
Comentários: 4
Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Na Organização é geralmente tido cmo um dos problemas mais enfrentados pelo Setor de Recursos Humanos. São as famosas Doenças Ocupacionais que tendem a crescer e causar desconforto tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

A melhor definição que podemos encontrar para essas doenças ocupacionais é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. Elas estão subdividas em: Doenças Profissionais ou Tecnopatias e Doenças do Trabalho ou Mesopatias.

Doenças Tecnopáticas são aquelas causadas por fatores próprios da atividade laboral e Doenças Mesopáticas são aquelas causadas pela própria circunstância do trabalho.

A que veremos nesta pesquisa de trabalho são as Doenças Mesopáticas causadas pelas circunstância do trabalho. Como podemos encontrar a mais agravante e conhecida atualmente que é a LER/DORT.

LER não corresponde a uma doença ou enfermidade. LER é a sigla de Lesões por Esforços Repetitivos que representa um grupo de alterações do sistema musculoesquelético (tendões, nervos, músculos, ligamentos, ossos, articulações, discos intervertebrais, entre outras estruturas)

DORT, por sua vez, provém de Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho. DORT é a sigla de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho recentemente introduzido para substituir a sigla LER, basicamente por duas razões :
Porque a maioria dos trabalhadores com sintomas relacionados ao sistema musculoesquelético não apresenta evidência de lesão em qualquer estrutura e pelo esforço repetitivo (sobrecarga dinâmica).

Dentre as várias doenças ocupacionais que ocorrem no âmbito do trabalho temos: Síndrome do Túnel do Campo, Tendinite, Epicondinite, Bursite, Lombalgia e Hérnia de Disco. As duas mais agravantes são: a Síndrome do Túnel do Campo e Tendinite.
Síndrome do Túnel do Campo se dá através da flexão do punho com uma certa rigidez e sua extensão. São extremamente exagerados com o esforço dos punhos.
A Tendinite se manifestam nos músculos flexionados nos dedos. Causam uma certa dor, são repetidos movimentos e como não há descanso ele acaba causando sérios probçemas.

RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Obrigatoriedade de manter o ritmo de trabalho acelerado para garantir a produção.
Mobiliário inadequado, que obriga a adoção de posturas incorretas do corpo durante a jornada de Trabalho fragmentado em que cada um exerce uma única tarefa de forma repetitiva.
Quadro reduzido de funcionários, intensificação do trabalho com jornada prolongada e frequente realização de horas extras.

COMO PREVENIR
Controle do ritmo de trabalho pela pessoa que executa.
Pausas e micro-pausas durante a jornada de trabalho para que músculos e tendões descansem, sem que por isso haja aumento do ritmo ou do volume de trabalho.
Adequação dos postos de trabalho para evitar a adoção de posturas corporais incorretas.
Ambiente de trabalho com temperatura, ruído e iluminação adequada proporcionando conforto ambiental.


Adriana Santos

Título: Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 55

786 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojulia

    08-05-2014 às 22:20:28

    Eu me identifico muito e sofri muito...me ajudaram ...gostei

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    19-05-2014 às 00:13:47

    Que ótimo!!! Fico feliz que lhe foi útil, obrigada!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 17:58:25

    Muito boa essas informações e de suma importância. No Brasil, é costume ter esse problema pelo trabalho ser excessivo e repetitivo. Adorei seu texto, parabéns!

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    16-04-2014 às 19:28:50

    Obrigada pela contribuição com seu comentário.
    *** bjos

    ¬ Responder

Comentários - Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios