Doenças da próstata
O que se recomenda é que, mal assomem os primeiros sintomas, os homens consultem logo um médico urologista e, ainda que possam não sentir nada, os 45 anos (se houver antecedentes familiares de problemas desta natureza) e os 50 (em caso de não haver historial clínico) devem marcar o início de controlos anuais, a fim de detetar precocemente alguma eventual perturbação. É melhor deixar machismos estéreis e falsos preconceitos de lado, porque a saúde e a vida valem bem mais!
Os sinais da hipertrofia benigna englobam o aumento da frequência de urinar (com o consequente estreitamento dos intervalos entre micções), dificuldades de começar a fazer chichi e possível retenção urinária (total ou parcial). Na prostatite, para além dos anteriores, podem ainda verificar-se: ardor no ato mictório ou ao ejacular, dor ou desconforto na região entre os testículos e o ânus e, quiçá, a presença de sangue no esperma. No que concerne ao cancro, raramente existem sintomas.
O carcinoma da próstata é, simplesmente, o cancro mais frequente no sexo masculino. Diagnosticado no começo, quando ainda se mantém circunscrito à próstata, as probabilidades de cura rondam os 80 por cento. Este diagnóstico precoce é viabilizado pela realização anual do toque retal (que permite descobrir nódulos ou áreas endurecidas, bem como ter uma noção do volume prostático) e pela medição dos valores do PSA, o antigéneo específico da próstata, através de análises ao sangue. No que respeita ao tratamento, a terapia hormonal (sobretudo em situações em que a neoplasia se estendeu a outros tecidos), a cirurgia e a radioterapia constituem as possibilidades de travar o cancro, aumentando a longevidade e a qualidade de vida (e sobrevida) dos pacientes.
É do domínio geral que a alimentação desempenha um papel de extrema importância na prevenção de tumores. Nesta perspectiva, a ração diária deve ser rica em antioxidantes, vitaminas A, D e E, e selénio. Resta apenas desejar a continuação de uma boa vida!
Comentários ( 3 ) recentes
- celio pires
11-02-2013 às 08:55:30Por favor estou com a prostata com. 4.68 por favor me ajuda.
¬ Responder
Celio
- victor
20-06-2011 às 18:04:25idade 48 fiz um psa resultado e de 2.82 se este valore e bom e fiz uma ecografia prostatica endorrectal deu com um peso de aproximado de 29 gramas gostava de saber se tudo isto ta nus valores normais que tanta dor de cebeça me da e tira me sono um muito obrigado
¬ Responder - rio
25-04-2012 às 23:56:01tranquilo
¬ Responder