Doenças Circulatórias
Arteriosclerose: O endurecimento das artérias
O deposito de colesterol nas artérias reduz ao poucos o diâmetro desses vasos, dificultando a circulação.Com a idade, as paredes das artérias endurecem, perdendo sua elasticidade: é a ARTERIOSCLEROSE. Pessoas com esse problema ficam com hipertensão, as pressões sanguíneas aumentadas.
Enfarte
Em pessoas hipertensas, o coração trabalha mais, já que precisa impulsionar o sangue através de vasos endurecidos, que oferecem maior resistência. Para efetuar esse trabalho extra, o coração necessita de mais oxigênio. Por outro lado, as coronárias podem estar com seu diâmetro diminuído, ou ainda haver um coagulo que as obstrua.
Pessoas com coronárias obstruídas, faz no coração um enxerto de vasos retirados da perna, para restabelecer parte da circulação afetada, são as PONTES DE SAFENA.
Acidente vascular cerebral (AVC)
Uma parte do cérebro deixa de receber oxigênio. Pode ser causado por um coagulo que obstrui uma pequena artéria ou pela ruptura dessa artéria. Costuma-se dizer neste caso que ocorreu um DERRAME. Uma parte do tecido cerebral morre, e isso pode ocasionar uma paralisia parcial ou total do corpo, ou mesmo a morte da pessoa afetada.
Veias e Varizes
As veias mais importantes do corpo possuem válvulas. Na veias das pernas, por exemplo, o sangue, tende a voltar para baixo, por ação da força da gravidade, mas esse retorno é impedido pelo fechamento das válvulas. Além disso, a cotação do músculos das pernas ajuda a empurrar o sangue para cima, em direção ao coração.
Em alguns casos, um mal funcionamento dessas válvulas dificulta o retorno do sangue venoso. Podendo levar a formação de varizes que são dilatações nas paredes dessas veias
Recomenda-se ás pessoas que sofrem de varizes que ao deitarem,façam com as pernas em posição ligeiramente mais alta do que o resto do corpo.