Distinga a tristeza da depressão
Mas a facilidade com que se adquire a solução ideal para tratar estas «depressões» (que são apenas fases passageiras de tristeza) podem, gradualmente, incapacitar o indivíduo para lidar com a tristeza, impedindo-o de beneficiar dos seus efeitos reconstrutores ao nível emocional. De facto, a tristeza mais não é do que um período, por regra, curto que se experimenta após uma notícia desagradável, infeliz ou inesperada, mas negativa. O cérebro humano desencadeia, então, uma série de mecanismos que permitem à pessoa utilizar aquele período de tempo para, literalmente, retirar uma lição do que se passou, para meditar um pouco, reorganizar as ideias, e prosseguir novamente com a sua vida, agora que o problema já foi superado de uma maneira saudável. É, pois, se quisermos, um mecanismo de sobrevivência natural e mesmo benéfico, que não deve ser tolhido ou impedido pelo uso de medicação – tal não faz sentido rigorosamente nenhum e equivale a situações absurdas como tomar um medicamento contra o facto de nos levantarmos todos os dias. É a natureza a funcionar e não devemos querer impedi-la, pois, ao fazê-lo, estaremos a prejudicar-nos.
Todavia, existe a depressão, uma doença (e não um estado natural) verdadeiramente tormentosa e, em muitos casos, incapacitante e que, por acarretar sintomas inicialmente semelhantes aos da tristeza, é geralmente confundida com esta. Este distúrbio caracteriza-se pela tristeza constante, que se mantém mesmo sem causa aparente; as situações que outrora constituíam fonte de prazer para o afetado, revelam-se-lhe agora absolutamente indiferentes; perde-se o convívio com amigos e familiares, bem como a capacidade de concentração; e, finalmente, a pessoa pode apresentar-se mais irritada do que seria normal. É fácil concluir que esta doença requer auxílio médico imediato, pois o seu desenvolvimento ou prolongamento não são, de todo, desejáveis, uma vez que a depressão incapacita a pessoa (não nos esqueçamos que o ser humano é um «animal social», tal como afirmou, há milhares de anos atrás, o filósofo Aristóteles) para o trabalho e para a simples convivência social. Para além da terapia psiquiátrica, pode recomendar-se o uso de alguma medicação que será prescrita tendo em conta o quadro específico do doente.
Tristeza e depressão são, portanto, quadros de natureza muito diversa e, enquanto o primeiro significa saúde, o segundo significa doença. Previna-se!
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Briana
22-07-2014 às 19:34:41Penso que a depressão é um estado constante que vai de sugando por dentro, sem motivo e mesmo que nos aconteça algo bom. É horrível sentir isso. Você não tem vontade de viver, não tem nenhuma motivação e nem sequer energia. É melhor cuidar e procurar ver as coisas belas da vida.
¬ Responder - Anonimo
05-04-2012 às 14:33:58estou por aqui para pedir ajuda sou uma pessoa que nao sou capaz de desabafar com nimguem ja tentei o suicida tendo 5 dias em coma a 3 anos atras hoje que levava uma vida melhor estou gravida de kase 8 meses a uma semana que me sinto muito triste e com vontade de por fim a minha vida so sei que quando uma pesoa morre o sofrimento termina tenho 28 anos sei que sou jovem mas ja nao aguento mais sofrer passos os dias fechados e so me da vontade de chorar. preciso que alguem que me ajude ja fui seguida por uma psicolga e psiquiatra mas eu deixei de ir as consultas porque gozavam comigo que esses medicos eram para os malucos pois eu nao sou maluca ja nao sei que fazer a minha vida obrigados
¬ Responder - anonimus
30-04-2010 às 02:59:43boas ando a navegar por aqui, visto que a minha vida nao corre como eu quero, sim eu sei... A vida nem sempre corre como as pessoas querem e que nao sou o unico a pensar assim, mas eu ja estou farto disto começou primeiro por um esgotamento depois para stress depois para depressao, um monte de coisas..
¬ Responder
por isso para mim o melhor e morrer, apnas e outro tipo de "vida", mas felecito a coragem dos outros em lutar contra este "tumor" chamado de depressao.. - ANA RIBEIRO
28-09-2009 às 13:49:47gostaria de saber que funções tem para uma pessoa com depressa. fico a espera de uma resposta vossa.
¬ Responder
tel_915383910 --927866640
ana ribeiro