Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Distinga a tristeza da depressão

Distinga a tristeza da depressão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 4
Distinga a tristeza da depressão

Vulgarizou-se, na atualidade, o uso do termo «depressão» para caracterizar todo e qualquer sentimento de tristeza que todos os seres humanos, invariavelmente, acabam por sentir nalgum momento das suas vidas. Sempre que se sofre uma deceção, uma perda ou frustração, apelida-se o período (curto) que se segue de depressão e, como tal, chegam a comprar-se medicamentos anti-depressivos para tratar uma patologia que de tal não possui nada – é uma fase de tristeza, nada mais.

Mas a facilidade com que se adquire a solução ideal para tratar estas «depressões» (que são apenas fases passageiras de tristeza) podem, gradualmente, incapacitar o indivíduo para lidar com a tristeza, impedindo-o de beneficiar dos seus efeitos reconstrutores ao nível emocional. De facto, a tristeza mais não é do que um período, por regra, curto que se experimenta após uma notícia desagradável, infeliz ou inesperada, mas negativa. O cérebro humano desencadeia, então, uma série de mecanismos que permitem à pessoa utilizar aquele período de tempo para, literalmente, retirar uma lição do que se passou, para meditar um pouco, reorganizar as ideias, e prosseguir novamente com a sua vida, agora que o problema já foi superado de uma maneira saudável. É, pois, se quisermos, um mecanismo de sobrevivência natural e mesmo benéfico, que não deve ser tolhido ou impedido pelo uso de medicação – tal não faz sentido rigorosamente nenhum e equivale a situações absurdas como tomar um medicamento contra o facto de nos levantarmos todos os dias. É a natureza a funcionar e não devemos querer impedi-la, pois, ao fazê-lo, estaremos a prejudicar-nos.

Todavia, existe a depressão, uma doença (e não um estado natural) verdadeiramente tormentosa e, em muitos casos, incapacitante e que, por acarretar sintomas inicialmente semelhantes aos da tristeza, é geralmente confundida com esta. Este distúrbio caracteriza-se pela tristeza constante, que se mantém mesmo sem causa aparente; as situações que outrora constituíam fonte de prazer para o afetado, revelam-se-lhe agora absolutamente indiferentes; perde-se o convívio com amigos e familiares, bem como a capacidade de concentração; e, finalmente, a pessoa pode apresentar-se mais irritada do que seria normal. É fácil concluir que esta doença requer auxílio médico imediato, pois o seu desenvolvimento ou prolongamento não são, de todo, desejáveis, uma vez que a depressão incapacita a pessoa (não nos esqueçamos que o ser humano é um «animal social», tal como afirmou, há milhares de anos atrás, o filósofo Aristóteles) para o trabalho e para a simples convivência social. Para além da terapia psiquiátrica, pode recomendar-se o uso de alguma medicação que será prescrita tendo em conta o quadro específico do doente.

Tristeza e depressão são, portanto, quadros de natureza muito diversa e, enquanto o primeiro significa saúde, o segundo significa doença. Previna-se!

Isabel Rodrigues

Título: Distinga a tristeza da depressão

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

802 

Imagem por: SAMAEL TRIP

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    22-07-2014 às 19:34:41

    Penso que a depressão é um estado constante que vai de sugando por dentro, sem motivo e mesmo que nos aconteça algo bom. É horrível sentir isso. Você não tem vontade de viver, não tem nenhuma motivação e nem sequer energia. É melhor cuidar e procurar ver as coisas belas da vida.

    ¬ Responder
  • AnonimoAnonimo

    05-04-2012 às 14:33:58

    estou por aqui para pedir ajuda sou uma pessoa que nao sou capaz de desabafar com nimguem ja tentei o suicida tendo 5 dias em coma a 3 anos atras hoje que levava uma vida melhor estou gravida de kase 8 meses a uma semana que me sinto muito triste e com vontade de por fim a minha vida so sei que quando uma pesoa morre o sofrimento termina tenho 28 anos sei que sou jovem mas ja nao aguento mais sofrer passos os dias fechados e so me da vontade de chorar. preciso que alguem que me ajude ja fui seguida por uma psicolga e psiquiatra mas eu deixei de ir as consultas porque gozavam comigo que esses medicos eram para os malucos pois eu nao sou maluca ja nao sei que fazer a minha vida obrigados

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimus

    30-04-2010 às 02:59:43

    boas ando a navegar por aqui, visto que a minha vida nao corre como eu quero, sim eu sei... A vida nem sempre corre como as pessoas querem e que nao sou o unico a pensar assim, mas eu ja estou farto disto começou primeiro por um esgotamento depois para stress depois para depressao, um monte de coisas..
    por isso para mim o melhor e morrer, apnas e outro tipo de "vida", mas felecito a coragem dos outros em lutar contra este "tumor" chamado de depressao..

    ¬ Responder
  • ANA RIBEIROANA RIBEIRO

    28-09-2009 às 13:49:47

    gostaria de saber que funções tem para uma pessoa com depressa. fico a espera de uma resposta vossa.
    tel_915383910 --927866640
    ana ribeiro

    ¬ Responder

Comentários - Distinga a tristeza da depressão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Imagem por: SAMAEL TRIP

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios