Diferentes Tipos de Partos
Há uns anos atrás (já alguns), os partos eram feitos em casa, com as parteiras, muitas vezes curiosas, que se apoiavam em mezinhas para que a parturiente se consciencializa-se de que bastava fazer força que a coisa passava num instante. Acontece porém, e todos conhecemos algumas historias antigas, que ocorriam verdadeiras tragedias e desastres, desde o falecimento da mãe e/ou do filho passando por danos cerebrais nas crianças.
Mudaram-se os tempos e os partos passaram todos a ser feitos nas unidades hospitalares ou até em clinicas.
Os partos podem nos dias de hoje ser sem dor através da injeção de epidural. Injetada (anestésico injetável na espinal de medula) na medula, esta anestesia tranquiliza a mãe, pois retira as dores de parto quase na totalidade (por vezes tira a dor por completo).
Numa clinica particular pode optar por uma cesariana. Pode ser acompanhada a maior parte do tempo, e a hospitalização é feita de um modo muito confortável, num quarto particular, onde o acompanhante pode dormitar durante a noite. É considerada uma cirurgia, pelo que a recuperação é mais prolongada e difícil.
Apesar da taxa de sucesso quer para as mães quer para com os bebes, muitas são as gravidas que se queixam de um ambiente pouco acolhedor e humano, onde as paredes brancas e imaculadas, se tornam para muitas, desconfortável.
Há nos dias que correm, muitas mães que optam por ter os bebes em casa. Uma piscina numa assoalhada espaçosa com o acompanhamento de uma doula, é apenas uma ideia num mundo inteiro por descobrir no mundo dos partos. Mas atenção aos seguintes fatores. Apesar da gravida estar em casa, num ambiente que conhece e que lhe transmite conforto, a segurança pode ser posta em causa.
Para um parto em casa, uma doula não chega para a preparar para o momento da sua vida. Uma enfermeira / parteira, conhecimento da unidade hospitalar mais perto e uma ambulância de prevenção, são apenas algumas pequenas coisas em que deve pensar.