Diabetes uma doença perigosa
Com o metabolismo da glicose realizado de maneira ineficaz,ocorre que nosso organismo fica com taxas elevadas de açucar no sangue chamado hiperglicemia, resultando na diabetes.
Existem dois tipos mais comuns de diabetes:
Diabetes tipo 1 : Esse tipo de diabetes é minoria nos casos,ocorrendo em cerca de 5 a 10% das pessoas que adquirem a diabetes.Nesse tipo de diabetes ocorre a destruição das células responsáveis pela produção de insulina , nesse caso os anticorpos atacam as células e as destroem causadas por um problema no sistema de defesa do organismo;
Os sintomas de diabetes geralmente são sede excessiva, fome, cansaço e fadiga, formigamento nos pés e mãos, emagrecimento, visão embaçada, dificuldade na cicatrização e infecções.
Uma pessoa portadora de diabetes deve começar o tratamento imediatamente após a descoberta da doença, sob risco de desenvolver sérios problemas de saúde que podem inclusive levar ao óbito como lesões no olho, falência parcial ou total dos rins, feridas e infecção nos pés que podem levar a amputação do mesmo, enfarte e acidente vascular cerebral.
Por ser uma doença que em seu estágio inicial não apresenta muitos sintomas, é dificil diagnosticar a doença no início por isso é muito importante que as pessoas periodicamente façam o teste de diabetes.
É de suma importância que pessoas portadoras de diabetes mudem sua alimentação evitando doces, refrigerantes e tudo que contenha açúcar, pratiquem atividade física regular, tome todos os medicamentos de maneira correta e ao sinal de lesões nos pés ou em qualquer outro lugar procurar imediatamente o médico, se a lesão aumentar e infeccionar a pessoas pode perder uma parte do corpo, ou no pior dos casos, até vir a falecer.
Se descoberto no início e seguindo as orientações médicas, uma pessoa diabética atualmente pode levar uma vida praticamente normal e ser totalmente independente