Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

O casal que deseje ter um filho deve, antes de mais, preparar-se fisicamente para a conceção. Deverão adotar hábitos de vida saudáveis, tanto ao nível da alimentação, como do exercício físico e, claro está, dos vícios. É hoje sabido que a manutenção de uma vida saudável permite e facilita muito mais a obtenção de uma gravidez normal (fator aliado à idade, que condiciona particularmente a fertilidade feminina). Ora, quem tem vícios ou hábitos menos saudáveis deve prescindir deles cerca de um ano antes de tentar uma gravidez, de forma que todas as toxinas consigam ser alienadas do organismo e a tempo de evitar interferências com o normal desenvolvimento do feto.

O tabaco é um dos vícios mais preocupantes, do ponto de vista da conceção e da fertilidade, afetando tanto mulheres como homens. Do ponto de vista masculino, está comprovado cientificamente que o tabaco age perniciosamente sobre a qualidade dos embriões e reduz a taxa de fecundação. De facto, e após análises ao ADN dos espermatozoides, chegou-se à conclusão de que alguns apresentavam fragmentação do ADN, o que impedia por completo ou, pelo menos, dificultava bastante, a nidificação do embrião. Os compostos tóxicos do tabaco que induzem a este estado de coisas são a nicotina, os fenóis, os hidrocarbonetos aromáticos e os pesticidas. O fumante terá igualmente dificuldades em encetar um tratamento de fertilização, por motivos claros.

No que concerne à mulher, esta sofre as consequências nocivas do tabaco ao nível da qualidade e quantidade dos óvulos disponíveis para a fecundação e, ainda, na chegada precoce da menopausa; a mulher vê, assim, o seu período fértil reduzido e, ainda mais, se, por algum motivo (profissional, emocional), decidiu adiar a sua gravidez.

Ainda assim, há mulheres que conseguem engravidar mantendo o terrível hábito. Nestes casos, muitos deles redundam em aborto espontâneo, em morte súbita do bebé ou em recém-nascidos mal-nutridos e com baixo peso à nascença. Os bebés que sobrevivem a nove meses de fumo extremamente nocivo à sua saúde podem apresentar maior propensão para problemas respiratórios, brônquios inflamados e pneumonia. Saliente-se ainda que, de cada vez que a mãe fumadora empunha o cigarro, o coração do seu bebé em gestação sofre um aumento da frequência cardíaca exponencial (o ritmo aumenta de 5 para 40 batidas por minuto e só regressa ao normal 20 minutos depois). A mulher que fuma deverá, pois, tentar abandonar o vício cerca de um ano antes de ocorrer a gravidez, o tempo considerado minimamente necessário para expulsar por completo as toxinas do organismo e, logo, aumentar as hipóteses de engravidar e de o conseguir de forma saudável.

Isabel Rodrigues

Título: Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Imagem por: Kelly Sue

Comentários - Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Kelly Sue

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios