Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar
O tabaco é um dos vícios mais preocupantes, do ponto de vista da conceção e da fertilidade, afetando tanto mulheres como homens. Do ponto de vista masculino, está comprovado cientificamente que o tabaco age perniciosamente sobre a qualidade dos embriões e reduz a taxa de fecundação. De facto, e após análises ao ADN dos espermatozoides, chegou-se à conclusão de que alguns apresentavam fragmentação do ADN, o que impedia por completo ou, pelo menos, dificultava bastante, a nidificação do embrião. Os compostos tóxicos do tabaco que induzem a este estado de coisas são a nicotina, os fenóis, os hidrocarbonetos aromáticos e os pesticidas. O fumante terá igualmente dificuldades em encetar um tratamento de fertilização, por motivos claros.
No que concerne à mulher, esta sofre as consequências nocivas do tabaco ao nível da qualidade e quantidade dos óvulos disponíveis para a fecundação e, ainda, na chegada precoce da menopausa; a mulher vê, assim, o seu período fértil reduzido e, ainda mais, se, por algum motivo (profissional, emocional), decidiu adiar a sua gravidez.
Ainda assim, há mulheres que conseguem engravidar mantendo o terrível hábito. Nestes casos, muitos deles redundam em aborto espontâneo, em morte súbita do bebé ou em recém-nascidos mal-nutridos e com baixo peso à nascença. Os bebés que sobrevivem a nove meses de fumo extremamente nocivo à sua saúde podem apresentar maior propensão para problemas respiratórios, brônquios inflamados e pneumonia. Saliente-se ainda que, de cada vez que a mãe fumadora empunha o cigarro, o coração do seu bebé em gestação sofre um aumento da frequência cardíaca exponencial (o ritmo aumenta de 5 para 40 batidas por minuto e só regressa ao normal 20 minutos depois). A mulher que fuma deverá, pois, tentar abandonar o vício cerca de um ano antes de ocorrer a gravidez, o tempo considerado minimamente necessário para expulsar por completo as toxinas do organismo e, logo, aumentar as hipóteses de engravidar e de o conseguir de forma saudável.