Cuidados com a escova de dentes
É através da escova que começa a higiene bucal, além de uma escovagem perfeita e de utilização do fio dental.
As escovas de dentes apresentam a mesma flora microbiana da boca e podem conter bactérias, leveduras, vírus, e straptococcusmutans, causador da cárie. Por este motivo deve lavar-se bem a escova mantendo-a numa solução de água oxigenada uma vez por semana. Assim elas ficam livres de germes que causam a gengivite e todas as doenças bucais. Após desinfectada deve ser conservada em local fresco, dentro do armário do banheiro e antes de utilizar, lavar com água corrente.
Deve ser trocada de três a quatro meses e após uma gripe ou infeção deve ser trocada depois da cura. Se não for trocada pode propagar a infeção, sendo que é conveniente evitar o seu contacto com outras escovas mesmo da família, pois pode contaminar com micro organismos fecais.Não se deve escovar os dentes depois de comer açúcar pois amolece o esmalte, e danifica a escovagem. O ideal é esperar meia hora depois de comer o açúcar para se escovarem.
A escova eléctrica não é mais eficaz do que as outras, no entanto a eléctrica com rotação oscilação é mais eficiente pois remove 7% mais placa bacteriana e resulta em 17% menos de doenças das gengivas do que a outra.
Quando as cedas estão deformadas ou gastas devem ser substituídas mesmo que se tenha comprado há pouco tempo.Como o uso da escova é fundamental e importante para a saúde dos dentes deve comprar-se a que melhor se adapta á dentição e não ser muita dura. Existem no mercado grande variedade de modelos e grau de maciez para uma boa adaptação e higiene bucal.
Apesar destes cuidados especiais com a escova de dentes não se deve descuidar a ida ao dentista para a boa manutenção dos dentes.
Mesmo em viagens não se deve esquecer o seu uso bem como as regras aplicadas á sua higiene.
Comentários ( 1 ) recentes
- cristiano
11-04-2012 às 02:22:16*que bosta*
¬ Responder