Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados a Ter com os Olhos

Cuidados a Ter com os Olhos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Cuidados a Ter com os Olhos

Considerado um dos sentidos mais importantes, a visão é valorizada por todos de forma indiscutível, mas a realidade é que tratamos muito mal dos nossos olhos.
Azuis, castanhos ou verdes, a cor não tem importância quando o assunto é a saúde dos nossos olhos. Mas se dizem que os olhos são o espelho da nossa alma, será que o fundo da nossa essência também fica baça, lacrimeja e r fica doente? Veja como pode evitar alguns problemas com os seus olhos que passam por coisas bem simples e muito práticas.

O Sol pode ser bom para tudo. É bom para a pele, para o bom humor, para os olhos também, mas é necessário ter atenção. Olhar o sol de frente pode parecer uma tarefa impossível, mas a luminosidade deste pode causar ardor. Isto quererá dizer alguma coisa, certo? Evite uma exposição ao sol forte e proteja-se.

Quando comprar uns óculos de sol, compre uns de qualidade. Aqueles que são comprados em lojas baratas por um preço ridículo, são um dos piores inimigos dos olhos. Não têm proteção de raios ultra violeta que são essenciais para um bom cuidado dos seus olhos.
Os ambientes de muito fumo ou de ar condicionado forte também fazem mal. Fazem-nos lacrimejar em excesso ou secar por completo os olhos. Ambientes saudáveis são essenciais para tudo o resto, incluindo os seus olhos.

A televisão e os problemas dos olhos. Desde pequenos que ouvimos dizer que ver televisão muito perto, faz mal à vista. Lembrem-se da sabedoria das mães e das avós quando comprarem um televisor. Se a sua sala é pequena, porque comprar um ecrã gigante?
As horas passadas em frente ao computador também devem ser tomadas em atenção. Há quem tenha de trabalhar horas a fio no computador, pelo que uma distância saudável dos ecrãs pode ser um remedio para grandes males.

Para ler, esteja bem iluminado. Luzes fracas vão fazê-lo esforçar a vista e a esforçar a sua cabeça. Evite 2 problemas com uma luz mais forte.
Lentes de contato, só aquelas que são receitadas pelo médico. Não se arrisque em modas e não use lentes como adereço.
Consulte um oftalmologista uma vez por ano e se ele o aconselhar a utilizar óculos para ler, escrever ou ver televisão, faça-o. Não ter falta de vista não significa que os seus olhos estejam no seu melhor estado. Siga todas as instruções do seu médico.


Carla Horta

Título: Cuidados a Ter com os Olhos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

658 

Comentários - Cuidados a Ter com os Olhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios