Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados a Ter com os Olhos

Cuidados a Ter com os Olhos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Cuidados a Ter com os Olhos

Considerado um dos sentidos mais importantes, a visão é valorizada por todos de forma indiscutível, mas a realidade é que tratamos muito mal dos nossos olhos.
Azuis, castanhos ou verdes, a cor não tem importância quando o assunto é a saúde dos nossos olhos. Mas se dizem que os olhos são o espelho da nossa alma, será que o fundo da nossa essência também fica baça, lacrimeja e r fica doente? Veja como pode evitar alguns problemas com os seus olhos que passam por coisas bem simples e muito práticas.

O Sol pode ser bom para tudo. É bom para a pele, para o bom humor, para os olhos também, mas é necessário ter atenção. Olhar o sol de frente pode parecer uma tarefa impossível, mas a luminosidade deste pode causar ardor. Isto quererá dizer alguma coisa, certo? Evite uma exposição ao sol forte e proteja-se.

Quando comprar uns óculos de sol, compre uns de qualidade. Aqueles que são comprados em lojas baratas por um preço ridículo, são um dos piores inimigos dos olhos. Não têm proteção de raios ultra violeta que são essenciais para um bom cuidado dos seus olhos.
Os ambientes de muito fumo ou de ar condicionado forte também fazem mal. Fazem-nos lacrimejar em excesso ou secar por completo os olhos. Ambientes saudáveis são essenciais para tudo o resto, incluindo os seus olhos.

A televisão e os problemas dos olhos. Desde pequenos que ouvimos dizer que ver televisão muito perto, faz mal à vista. Lembrem-se da sabedoria das mães e das avós quando comprarem um televisor. Se a sua sala é pequena, porque comprar um ecrã gigante?
As horas passadas em frente ao computador também devem ser tomadas em atenção. Há quem tenha de trabalhar horas a fio no computador, pelo que uma distância saudável dos ecrãs pode ser um remedio para grandes males.

Para ler, esteja bem iluminado. Luzes fracas vão fazê-lo esforçar a vista e a esforçar a sua cabeça. Evite 2 problemas com uma luz mais forte.
Lentes de contato, só aquelas que são receitadas pelo médico. Não se arrisque em modas e não use lentes como adereço.
Consulte um oftalmologista uma vez por ano e se ele o aconselhar a utilizar óculos para ler, escrever ou ver televisão, faça-o. Não ter falta de vista não significa que os seus olhos estejam no seu melhor estado. Siga todas as instruções do seu médico.


Carla Horta

Título: Cuidados a Ter com os Olhos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

658 

Comentários - Cuidados a Ter com os Olhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios