Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados a Ter com a Voz

Cuidados a Ter com a Voz

Categoria: Saúde
Visitas: 10
Cuidados a Ter com a Voz

A forma como falamos e o tom com que o fazemos diz muito sobre nós. Naturalmente que as cordas vocais são diferentes em cada um de nós, mas conseguimos perceber perfeitamente quem trata mal o som que emitimos para nos expressar.

Já pensou bem na importância da voz? É por ela que nos expressamos e é quase como uma impressão digital, que varia de acordo com a idade, o sexo, a personalidade e até o estado emocional.

Se para aqueles que utilizam a voz de forma profissional os cuidados a ter são absolutamente essenciais, fique a saber que até para os que só a utilizam para falar são necessários alguns cuidados. Ora vejamos.

Bebidas geladas não são o melhor para as cordas vocais. São consideradas agressões para a voz, pelo que bebidas á temperatura ambiente são o mais indicado para que não hajam choques térmicos nas cordas.

Não “puxe” pela voz desnecessariamente. Numa noite animada, pode tender a cantar com os amigos. Atenção ao entusiasmo e ao esforço que faz com a sua voz.

As bebidas alcoólicas são a evitar. O álcool tem um efeito anestésico pelo que na altura poderá não sentir, mas vai esforçar a voz e no dia seguinte notará a sensação de irritação constante.

Não fume. Este habito é de evitar por todos os motivos, mas no que diz respeito à voz, evite mesmo. Nunca reparou que os fumadores de há muitos anos têm uma voz rouca e “velha”? Isto quer dizer qualquer coisa, certo?

O ar condicionado provoca a secura das mucosas e consequentemente altera a vibração das pregas vocais. Evite o ar condicionado e também os ambientes com muito fumo. Ar puro aconselha-se.

A ingestão de alimentos muito quentes e picantes ou muito condimentados. Também os chocolates e derivados não fazem bem à voz pois aumentam a secreção de muco no trato vocal.
Por fim, articule bem as palavras e mantenha a cabeça reta quando fala. Uma boa postura quando trabalha as suas cordas vocais são hábitos de ouro.

Uma boa utilização da voz é fundamental e os perigos em que colocamos as nossas cordas vocais são inúmeras, sem darmos sequer por isso.

Para além de todas as dicas acime descritas, existe uma que é de ouro para que qualquer órgão do nosso corpo funcione na perfeição. Beba sempre muita água.


Carla Horta

Título: Cuidados a Ter com a Voz

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 10

639 

Comentários - Cuidados a Ter com a Voz

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios