Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidado com o sarampo

Cuidado com o sarampo

Categoria: Saúde
Visitas: 100
Comentários: 4
Cuidado com o sarampo

É uma doença viral aguda, infecto-contagiosa, altamente transmissível. Possui distribuição universal, acometendo indiferentemente ambos os sexos, sem distinção de raça e cor, nível social ou faixa etária. O sarampo foi, durante séculos, uma das maiores doenças epidêmicas, especialmente em crianças, representando uma das maiores causas da mortalidade infantil em todo o mundo. Atualmente, a situação mudou graças à implementação de políticas intensivas de vigilância, prevenção, controle e melhoria das condições de nutrição da população. Já a doenças infecciosas aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, cuja principal complicação é a broncopneumonia. O agente envolvido no vírus pertencente ao gênero morbillivirus, paramyxoviridae.

Os principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro. Nas fazes iniciais da doença, podem ser observados pequenos pontos brancos, circulados por uma região vermelha, localizados na parte interna das bochechas.

Saiba que esta doença transmite através de secreções respiratórias expelidas pelo paciente ou tossir, espirrar, falar ou respirar. Devem ser evitados em ambientes fechados, que favorecem a contaminação.

O tratamento é feito com repouso dieta liquida ou branda, medidas de higiene geral, e hidratação, antitérmicos e limpeza das secreções oculares e nassais com soro fisiológico. Em populações com deficiência de vitamina A, recomenda-se a suplementação da vitamina.

Saiba prevenir esta doença com a vacinação, é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacinação deve ser feita com a tríplice viral aos 12 meses de vida a uma dose de reforço aplicada entre 4 a 6 anos de idade. A vacina também deve ser aplicada durante a realização de bloqueio vacinal de contato de casos suspeitos ou confirmado da doença, em indivíduos da faixa etária de 6 meses a 39 anos de idade (ou mais, epidemiológica), que não comprovem vacinação anterior. Neste caso, a vacina utilizada para os maiores de 6 anos é a dupla viral. Todos os profissionais da rede hoteleira, aeroportos, portos, taxista, profissionais do turismo e do sexo, quartéis, corpo de bombeiro, e caminhoneiro, atualmente, constituem os principais grupos de risco para doença e por isso devem procurar o posto de vacinação para receberem vacina contra sarampo. A vacina tríples viral protege contra o sarampo a rubéola e a caxumba e a dupla viral não contém antígenos contra a caxumba.

O modo de tratamento do sarampo é transmitido de pessoas para pessoa, através das secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Ambientes fechados favorecem a contaminação. O período de incubação varia de 7 a 18 dias, ou seja, 10 dias em média.



Waldiney Melo

Título: Cuidado com o sarampo

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 100

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    22-07-2014 às 19:55:07

    Já tive sarampo na infância e é algo que incomoda demais. Todo o cuidado é pouco e logo, logo passa e essas manchinhas somem!

    ¬ Responder
  • giovana

    11-12-2012 às 13:54:34

    meu filho de 1ano esta com sarampo,e eu nao sei a
    forma correta de cuidar dele para que a doença nao
    se agrave

    ¬ Responder
  • marcosmarcos

    21-05-2011 às 20:48:21

    quais os cuidados de enfermagem com paciente com sarampo,rubéola e sífilis?

    ¬ Responder
  • mayanamayana

    02-06-2010 às 02:17:47

    é uma doença chata

    ¬ Responder

Comentários - Cuidado com o sarampo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios