Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Conheça as doenças mais comuns no inverno

Conheça as doenças mais comuns no inverno

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Conheça as doenças mais comuns no inverno

No inverno, devido à baixa temperatura, a baixa umidade do ar e a poluição, é comum aparecer várias doenças causadas, principalmente, por vírus. Geralmente, as crianças e os idosos, por terem imunidade mais baixa, são os principais atingidos por esses vírus. Então, conheça as doenças mais comuns no inverno e aprenda dicas para saber como preveni-las.

Doenças mais comuns no inverno
Asma
É uma inflamação que atinge o sistema respiratório, causada por vírus. Poeira, cheiros fortes e de mofo, emoções e umidade costumam despertar o ataque alérgico. Essa doença costuma causar tosse, sensação de falta de ar e chiados no peito. Não há um meio de prevenir a asma, porém, com tratamento contínuo ela pode ser controlada.

Bronquite
É uma inflamação nos brônquios que impede que o ar chegue até os pulmões. Existem dois tipos de bronquites: a forma aguda, que é causada por vírus e bactérias e a forma crônica. Alguns de seus sintomas são: tosse seca com chiado ou com eliminação de secreções, fadiga, dor no peito, mal estar e febre. O fumo pode agravar a situação de um paciente que tenha bronquite.

Gripe



A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas são: entupimento das vias aéreas, garganta inflamada, febre alta, fraqueza, espirros, coriza, entre outros. Por ser transmitida pelo ar, a gripe é muito contagiosa.

Dor de ouvido
Causada por uma bactéria, a dor de ouvido é uma infecção que atinge certa região do ouvido, sendo apresentada comumente em crianças. Muitas vezes, vírus e bactérias da garganta migram até o ouvido por meio de secreções dessas áreas e assim, origina-se a dor de ouvido.

Pneumonia
Esta doença é causada por vírus, bactérias ou fungos, afetando diretamente os pulmões com uma forte infecção aguda. Geralmente, essa doença ocorre após gripes ou fortes bronquites. Seus sintomas são: dor no tórax, febre alta, tosse com catarro, suor, palidez e calafrios.

Resfriado
Muitas pessoas confundem o resfriado com a gripe, porém o resfriado é uma infecção leve que atinge o nariz e a garganta, causada por vírus. Alguns de seus sintomas são: espirros, tosses, dores de garganta, dores musculares, entre outras. Não há um tratamento específico, apenas devem-se tomar remédios para tratar os sintomas e esperar a recuperação natural do organismo.

Rinite
Doença causada pela irritação ou inflamação da mucosa do nariz. Principais sintomas: espirros, coceira, coriza e nariz entupido.

Sinusite
Uma inflamação que atinge a mucosa, revestimento dos “seios da face” (como é mais conhecida), que são cavidades do crânio que ficam em volta do nariz. A sinusite é causada por infecções bacterianas ou virais, e por alergias. Seus principais sintomas são: dor de cabeça, nariz entupido, dor nos olhos e inchaço nas pálpebras.

Como prevenir doenças causadas no inverno
- fazer exercícios físicos com regularidade;
- comer alimentos com bastante vitamina C (laranja, acerola, limão, entre outros);
- evitar lugares fechados;
- secar as roupas a luz do sol;
- lavar as mãos frequentemente;
- vacina;
- no caso de bebês, é importante manter a amamentação, pois, o leite materno fortalece o sistema imunológico da criança.


Rua Direita

Título: Conheça as doenças mais comuns no inverno

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

703 

Comentários - Conheça as doenças mais comuns no inverno

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pêssegos com Iogurte e natas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Receitas
Pêssegos com Iogurte e natas\"Rua
PÊSSEGOS COM IOGURTE E NATAS

Esta sobremesa, para mim, é saborosa tanto no verão como no inverno, naqueles dias soalheiros em que apetece dar umas braçadas no Tejo. É tão simples fazê-la, e podemos sempre alterar conforme o nosso paladar. Também já fiz com morangos e é muito boa, não temos a calda dos pêssegos mas não é por isso que não fica gostosa, como os morangos vão deitando liquido a bolacha vai ficando húmida com o seu sabor.

Ingredientes:
1 lata de pêssego em calda
1 pacote de bolacha Maria
2 iogurtes de pêssego
2 pacote de natas
açúcar amarelo
canela em pó


Preparação:

Depois de abrir a lata de pêssegos, cortar um a um aos bocados bem pequenos, reservar. Deitar a calda dos pêssegos para uma tigela, ou mesmo um prato de sopa, e com muito jeito molhar as bolachas na calda, colocar numa taça um pouco funda. Colocar os pêssegos por cima das bolachas.

Abrir os pacotes de natas próprias para bater, despejando para uma taça apropriada para bater natas, para que os salpicos não nos sujem, juntar o açúcar, o tempo necessário para ficar chantilly. Juntar os iogurtes e envolver mais um pouco as natas com os iogurtes. Em seguida verter o creme das natas e dos iogurtes em cima dos pêssegos. Cobrir com canela em pó. Levar ao frigorífico.

Para quem não gostar de canela pode polvilhar com cacau em pó, e assim fica menos doce, ou até mesmo esfarelar as bolachas e polvilhar o doce com elas.

Se quiser enriquecer o doce que tal amêndoa torra e moída?

Quando fazemos este tipo de doces, em que é necessário natas para bater, nunca, mas nunca se esqueça de as comprar para esse mesmo fim, porque acontece-lhe o que já me aconteceu, comprar “n” de pacotes e as natas não cresceram, não viraram chantilly e fiquei muito frustrada.

Outra sugestão será utilizar taças individuais e enfeitá-las, por exemplo, com folhas de hortelã por cima e 2 ou 3 bocados pequenos de pêssego por cima da camada de chantilly com iogurte, ou então coloque uma bolacha de chocolate pressionando-a até meio no doce, ou outro tipo de bolacha que goste mais.

Pesquisar mais textos:

Maria Isabel

Título:Pêssegos com Iogurte e natas

Autor:Maria Isabel(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios