Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Conheça a retinopatia

Conheça a retinopatia

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Conheça a retinopatia

A retinopatia diabética é um problema que afeta os pés, a pele os, rins o coração, boca e, o que pouca gente sabe, prejudica os olhos. O nível elevado de glicose mantém torna o sangue mais denso e prejudica a circulação nos vasos sangüíneos da retina, região onde as imagens são projetadas enviadas o cérebro. Esses vasos, lesionados aumentam em quantidade para compensar o bombeamento deficiente do sangue e, como são mais finos e frágeis, podem se romper, causando sangramento e levando a cegueira. Este processo é denominado retinopatia diabética.

Por serem uma doença silenciosa, seus sintomas, ou seja, não se manifestam de maneira visualmente perceptível, é importante ter atenção aos sintomas os tipos de retinopatia diabética acontecem o crescimento anormal de vasos sanguíneos que se estendem pela superfície da retina e podem invadir o vítreo, ou seja, conteúdo gelatinoso do olho. Esses vasos anormais geralmente se rompem, diminuindo a capacidade visual. Sobre os vasos anormais podem crescer tecidos fibrosos, que destroem a visão. Caso o tecido fibroso se contraia, podem causar deslocamento de retina. Já os não proliferativos podem ocorrer vazamento de líquidos nos vasos sanguíneos danificados, mais a visão, em geral, permanece normal. Se ocorrer sangramento e hemorragias intra-reptilianas, e esse liquido se concentrar no centro da retina, a visão é afetada. Essa lesão também é conhecida como edema de mácula.

Embora eles possam variar dependendo do estagio da retinopatia. Os primeiros indícios são visão borrada, flaches e perda repentina da visão. Os exames de retinopatia diabética devem ser realizados imediatamente em pessoas com a diabete tipo 2, tão logo seja detectada a doença. Já em pessoas com o tipo 1, não a tanta urgência, pois não existe um histórico de glicemia alta neste paciente. Seus tratamentos são: a prevenção sem duvida é a menor maneira de não sofrer com este tipo de problema por isso, é fundamental que todo diabético faça esse tipo de exame de fundo de olho, pelo menos a cada 6 meses. Se a pessoa já estiver com a retinopatia diabética, que na maioria dos casos apenas o acompanhamento de um medico é suficiente para que resolva o problema. Mais, no entanto, em estagio em que esteja mais avançado, são necessárias as aplicações a laser, ou seja, foto coagulação e ate cirurgias. Mas quando não é controlada, a retinopatia diabética pode evoluir para a cegueira, e, neste caso, o quadro é irreversível.

Waldiney Melo

Título: Conheça a retinopatia

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 4

669 

Comentários - Conheça a retinopatia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios