Como tomar a pílula
Se tomar a pílula corretamente não terá período fértil e não será capaz de engravidar. A decisão de tomar a pílula deve sempre ser comunicada ao seu médico ou enfermeiro de família pois a pílula é um medicamento e deve ser aconselhada por um profissional de saúde.
As pílulas não são todas iguais nem têm todas as mesmas caraterísticas. Os comprimidos são tomados diariamente. O tempo de toma é de 21 dias consecutivos e uma pausa de 7 dias. Neste espaço de 7 dias ocorre a hemorragia – o chamado ‘período’. Contudo, essa hemorragia não corresponde ao ‘período’ ou menstruação visto que a pílula impede a ovulação.
Ao oitavo dia retoma-se a tomada dos comprimidos.
Algumas marcas de pílula possuem os comprimidos necessários a tomar e no final da embalagem tem outros comprimidos de cor diferente dos outros e que não têm qualquer efeito. Este método impede que se interrompa a toma dos comprimidos que, em muitos casos, é o motivo de esquecimento e interrupção do uso do contracetivo que pode acabar em gravidez indesejada.
A partir do momento em que se inicia a toma da pílula é importante ter em conta que a ‘hemorragia’ se dará sempre em dia certo e é possível prever e escolher esse dia. Isto é muito prático no caso de ter algum compromisso ou atividade em que queira adiar o aparecimento do ‘período’.
Além da pílula existem muitos outros métodos contracetivos. Alguns deles são bastante práticos e confortáveis. Existe um anel que se coloca e impede a gravidez. Na altura da hemorragia retira-se esse anel. Este método inclui um serviço de lembrança que envia uma mensagem de texto para o seu telemóvel para a lembrar de retirar o anel.
Com este método nunca se esquecerá. Este é o método ideal para quem se esquece sempre da pílula.
Comentários ( 3 ) recentes
- Carina Anjo
12-05-2014 às 23:07:32Sem dúvida o uso do preservativo é o método mais adequado e eficaz. Contudo se tiver parceiro fixo e uma relação de confiança e estável pode optar pelo uso da pílula. A pílula impede a gravidez mas não a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
¬ Responder
Se tiverem alguma sugestão de artigo digam!
- Gigi
10-05-2014 às 00:48:40Olá, por favor eu também penso assim ...Não acha que a pílula deve ser apenas um ultimo recurso? Devia ser melhor utilizar o preservativo para prevenir as dst, não acha? Será mais seguro, e com menos hipóteses de gravidez.
¬ Responder
- Guilherme
25-04-2014 às 11:34:58Não acha que a pílula deve ser apenas um ultimo recurso? Devia ser melhor utilizar o preservativo para prevenir as dst, não acha? Será mais seguro, e com menos hipóteses de gravidez.
¬ Responder