Como se deve lavar os dentes
No entanto, estas visitas não são a única coisa que deve fazer. Uma limpeza oral doméstica feita várias vezes ao dia é o bilhete principal para que as idas ao dentista não se tornem numa rotina com valores financeiros pesados e por vezes complicados e dolorosos.
Mas se muitas vezes julgamos que fazemos uma boa higiene oral a realidade é que falhamos muito de forma irresponsável, mas também inconsciente. Mas afinal, o que é fazer uma boa higiene oral, ou no mínimo, lavar bem os dentes?
Os dentes não devem ser lavados com força e de forma descoordenada. De baixo para cima, com movimentos seguidos e regulares, fazendo com que a sujidade dos dentes saia e não se instaure ainda mais. Imagine que está a escovar o quadrante superior. Deve escovar com movimento para baixo, na tentativa de lavá-los, mas protegendo as gengivas. Se escovar em movimentos descoordenados e circulares, como muitas vezes acontece, pode acontecer magoar as gengivas. Descolá-las dos dentes pode ser uma realidade e para quem a acidez da saliva é uma característica, esta escovagem pouco correcta pode danificar as gengivas de forma irreversível.
Se no quadrante superior deve escovar os dentes de cima para baixo, no quadrante inferior, deve ser feito o inverso. Escovar os dentes de baixo, de baixo para cima.
Mas uma higiene oral saudável, não se fica só por aqui. Além das 3 escovagens obrigatórias por dia, tem de, pelo menos uma vez por dia, limpar os dentes com o fio dental.
Por último, nunca se esqueça de um bom elixir. Este deve ser escolhido conforme a necessidade dos seus dentes ou gengivas. Acredite que com limpezas orais desta forma, as idas ao dentista vão ser mais espaçosas.