Como Recuperar de Uma Cesariana?
Independentemente dos motivos da cesariana, uma coisa é certa, existem aspetos importantes e necessários a saber sobre a recuperação deste tipo de parto.
A recuperação não é fácil e é mais demorada do que a recuperação de um parto normal. Sendo considerada uma cirurgia abdominal, vai sempre necessitar de um período de cicatrização. Sensação de insensibilidade após 2 meses na zona onde levou os pontos é perfeitamente normal, pois a sensibilidade e a recuperação total dos nervos pode levar entre 6 a 9 meses após a cesariana.
Quanto a dores, estas podem ser um bocadinho desagradáveis nas primeiras semanas e para o alívio das mesmas aconselha-se o uso de uma cinta confortável. Esta cinta vai ajudar na altura em que tosse, espirra ou até ri. Também se aconselham poucos excessos no que diga respeito a carregar pesos e a exercícios mais pesados.
O desconforto ao urinar ou defecar pode ser muito. Os intestinos vão voltar a funcionar de forma normal e os intestinos vão voltar ao sitio, pelo que o desconforto pode ser algum. Também na altura de urinar e principalmente nas primeiras 2 semanas poderá sentir um certo desconforto.
Não se espante se a amamentação não for aquilo que imaginava. A posição com que coloca o bebé podem ser dolorosos, pelo que opte por uma posição bastante descontraída e confortável para si e para o seu bebé. Fale com o seu médico sobre isto.
Terá de descansar pois além de ter tido um bebé e ter as hormonas em turbilhão, como é natural, o seu corpo sofreu uma cirurgia com tudo aquilo que engloba estas situações.
Em qualquer das situações, o seu médico será o seu melhor conselheiro. Encontre truques e siga boas dicas para recuperar da melhor forma.