Como os micróbios penetram no corpo?
As infeções são, não obstante, originadas por quatro espécies de microorganismos;bactérias,protozoários e fungos e vírus.
Os micróbios são parasitas, o que significa que vivem à custa das células saudáveis do corpo, e nelas se multiplicam.Por outro lado, penetram no organismo ou são para aí levados de várias maneiras, neles se introduzindo através de diversos meios.
Na maior parte dos casos, os micróbios são inalados através do nariz. Este encontra-se revestido de pêlos muito finos, que captam a maior parte dos micróbios, antes de estes conseguirem entrar no organismo e provocar doenças.
As doenças podem assim passar de umas pessoas para as outras por meio de contato sexual, chamadas doenças venéreas. Algumas delas provocam prurido e comichão, nas virilhas, exigindo cuidados hospitalares.
Outras porêm, penetram no trato urinário, sendo por vezes apanhadas nos assentos das retretes infetadas das casas de banho públicas.
Mas, os micróbios são também susceptíveis de alojar-se nos ouvidos e nos olhos originando infeções.
A boca é contudo, o local de entrada preferido pelos micróbios, que penetram no corpo, em conjunto com água ou alimentos misturados no ar que respiramos.
Algumas infeções são transmitidas por contato direto. Acontece por exemplo no herpes, o qual, geralmente, provoca sinais visíveis de infeção em redor da boca ou nas virilhas.
Ao contrair-se gripe,, por exemplo, o vírus encontra-se alojado no nariz ou na garganta. Este transmite-se a outra pessoa no ato de expirar, de tossir ou de espirrar, porque os micróbios estão presentes nas gotículas de líquido da respiração.
A propagação dos micróbios é feita ainda através de água contiminada, siusceptível de agir como veículo transmissor de infeções,especialmente em locais destituídos de rede de esgotos ou de tratamentos de água.
A cólera é um exemplo de doença em que a água funciona como veículo de propagação. Neste caso ela provoca diarreia e pode levar à morte.
Os insetos, moscas, pulgas e mosquitos também pode ser veículos transmissores de micróbios, provocando doenças como a malária, em pessoas picadas por estes.