Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como lavar os dentes

Como lavar os dentes

Categoria: Saúde
Como lavar os dentes

Ter dentes bonitos, forte, perfeitos e brancos, é um desejo, acredito, que todos nós compartilhamos. Sorrir sem constrangimento, tentando esconder as falhas dos dentes é o ideal. Sempre vemos artistas na tv com um belo sorriso, exibindo dente alvos e impecáveis.

Claro que a visita periódica ao dentista é fundamental, saber se se tem alguma doença na gengiva que possa causar enfraquecimento nos dentes ou restaurar por meio de obturação, caso seja necessário, algum dente que exija tratamento de recuperação. A saúde bucal é fundamental para se ter a boa saúde em todo o corpo, é na boca que começa o processo da saúde, isso já foi comprovado.

Paciêntes internados que não gozavam de saúde bucal, uma vez tratados por um profissional odontológico, a recuperação se deu mais rápida, isso porque, se eliminou o foco de bactérias da cavidade bucal.

A boa notícia é que o tratamento preventivo dos dentes, começa em casa. O ato da escovação, pode ajudar muito na prevenção das doenças, como a cárie por exemplo. É recomendável, após cada refeição, escovar e passar o fio dental, caso não seja possível por estar em um restaurante ou coisa assim, ir ao banheiro e fazer um bochecho, ajuda a tirar o execesso, até que seja possível escova-los.

Lavar os dentes, deve ser uma prática desde cedo, quanto mais cedo melhor, quando começam a surgir os primeiros dentes, não precisa usar fio dental, existem escovas específicas para esse período, não se trata de uma escovação como em um adulto mas sim de movimentos que irão limpando aos poucos.

As crianças devem ser orientadas a desenvolverem o hábito da escovação, principalmente porque as crianças tem muita preferência por doces, os alimentos a base de açucar tendem a facilitar o processo da cárie.

Para os jovens e adultos, a recomendação é que prefira escova média e com cabeça pequena para alcançar melhor a parte de trás dos dentes e melhor remover o resíduos de alimento. A boa escovação deve levar no mínimo dois minuto. Comece passando o fio dental ou fita dentária entre cada dente indo até a gengiva, evitando afundar a fita dentro da gengiva para não feri-la, enxague e inicie a escovação. Escove dente por dente, começe com movementos de cima para baixo dos dentes superiores, depois, o mesmo movimento de cima para baixo na parte de dentro (interna). Nos dentes inferiores, comece de baixo para cima na parte externa e depois repita o movemento na parte interna. Após esses primeiros movimentos, passe a escova por todos os dentes superiores e inferiores, com movimentos pra frente e pra trás no meio dos dentes, entre uma arcada e outra, agora é o momento da escovação circular em todos os dentes, sem empregar excesso de força, o que pode ferir o esmalte dos dentes. Passe com cuidado a escova pelas bochechas (dentro da boca), gengivas e escove a língua completando a escovação.

No primeiro momento, a higiênie dental parece demorada mas com a prática diária é bem simples e evita as cáries causadas pelas bacterias que se proliferam com os resíduos dos alimentos levando a perda do dente, então vale e muito, lavar bem os nossos dentes.


Sílvia Baptista

Título: Como lavar os dentes

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 0

655 

Imagem por: digicla

Comentários - Como lavar os dentes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: digicla

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios