Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como funciona seu olho

Como funciona seu olho

Categoria: Saúde
Visitas: 7
Comentários: 3
Como funciona seu olho

Conheça e saiba as estruturas responsáveis pela visão. Ela é um dos 5 sentidos do ser humano e é a responsável por sua interação com o mundo que a rodeia. Por ter uma visão livre e sem complicações, é preciso cuidar da saúde e de cada uma das estruturas que com põem o olho. Saiba e confira a função de cada uma delas.

A córnea cobre a pupila e é junto com o cristalino que ajusta o foco da imagem do olho. O cristalino é transparente e flexível, e funciona como uma lente que se ajusta para focar objetos de acordo com a distância. Esse mecanismo é chamado de acomodação.

A retina é a estrutura que recebe as ondas de luz e as converte em impulsos nervosos e é transformado em percepções visuais pelo cérebro.

Já a esclera é a parte branca do olho que da forma ao globo ocular e protege as camadas internas.

Já a nevoa óptica é formada por prolongamentos de células nervosas de retina. Sua função é transmitir para o cérebro a imagem capturada pela retina.

Já a coróide é uma camada construída por vasos sanguíneos que alimenta a retina com o oxigênio e nutrientes.

Já a Iris é o tecido muscular que contem a pupila.

A pupila é controlada na entrada de luz do olho. Em ambientes escuros elas se dilatam para facilitar a visão. Já com a iluminação excessiva, ela se contrai o humor aquoso é um liquido presente entra à córnea e o cristalino do olho, e nutri essas estruturas que é regular a preção interna do olho.

Já o humor vítreo é um liquido que ocupa o espaço entre o cristalino do olho e a retina.

È bom sempre ter os olhos saudáveis, a muitos órgãos do corpo que negligenciamos e apenas atentamos para eles quando apresentam algum problema grave e os olhos é talvez um dos órgãos para os quais menos damos atenção. Tudo bem você pode fazer o uso dos óculos para enxergar melhor. Pingar colírio para reduzir a secura ou vermelhidão ou lavá-lo diariamente, mas dificilmente cuida da visão como deveria. Imagine só como deve ser viver sem enxergar catarata, glaucoma, retinopatia diabética e diversos o problema que acontecem com os olhos e que podem ser prevenidos se for diagnosticado precocemente. Por isso, é que é fundamental fazer consulta a um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.



Waldiney Melo

Título: Como funciona seu olho

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 7

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    12-08-2014 às 23:11:45

    Uma boa dica para manter os olhos espertos e sem irritações é sempre piscá-los quando estiver direto em frente do computador, notebook. O ato de piscar elimina grandes dores que sentimos nos olhos e acaba evitando que fiquem vermelhos e cansados.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoão Eduardo

    15-09-2009 às 00:47:26

    ô cara adorei,mas melhora esse português

    ¬ Responder
  • Mariney Rose MKuze RatesMariney Rose MKuze Rates

    29-08-2009 às 15:41:23

    gostaria de saber se uma pessoa pode viver sem o cristalino do olho, sem colocar uma lente intra ocular ?Pois tenho os cristalinos luxados e o médico , sugeriru que tirasse o cristalino do olho e colocasse depois uma lente de contato, para vermos como fica .

    obrigada

    Marine

    ¬ Responder

Comentários - Como funciona seu olho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios