Como enfrentar a Menopausa?
Esta é uma época na vida das mulheres em que a menstruação cessa, fazendo parte de um processo biológico que na maioria das mulheres começa por volta dos 40 anos. A partir dos 40 anos os ovários vão produzindo menos quantidade de estrogênio e progesterona (hormônios sexuais). Entre os 45 e os 60 anos as mulheres podem deixar a qualquer instante de deixar de produzir os hormônios sexuais e dar inicio à menopausa.
A principal característica menopausa é a ausência total de menstruações. No entanto podem ir ocorrendo perdas de sangue durante alguns meses, intervalados com a ausência das mesmas. Sintomas como ondas de calor, alterações do sono, libido ou humor, bem como podem ocorrer atrofias dos órgãos genitais.
Mais alguns sintomas podem ocorrer como suores noturnos, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e até diminuição da atenção ou da memória.
Ocorre também por esta altura uma substancial perda de cálcio nos ossos o que pode levar à osteoporose.
Naturalmente que com o avançar da medicina nos dias que correm, existem alguns tratamentos para atenuar os sintomas da menopausa.
O tratamento hormonal é um deles. Se o tratamento for aplicado no início da menopausa pode ter resultados bastante positivos como a prevenção da osteoporose, melhora as permanentes ondas de calor e protege do cancro do útero. A vida sexual também melhora substancialmente e a libido poderá estar ativa. Também problemas de memória e a prevenção da demência senil (como a Doença de Alzheimer) podem ser uma realidade, mas quanto a isto, os estudos realizados ainda não estão certos e não podem dar certezas.
Uma boa alimentação nesta fase é fundamental pelo que se aconselham alimentos ricos em vegetais e frutas, alimentos com fibra. Consuma peixe de forma substancial.
A menopausa não é o fim do mundo. É uma barreira que terá de ultrapassar com toda a certeza, pelo que previna-se e combata esta fase com as melhores armas do mundo.