Como desintoxica o fígado?
As mais habituais são os pesticidas, fármacos, produtos químicos e poluentes na água que passam para a corrente sanguínea.
O papel principal do fígado é filtrar o sangue, a fim de remover as toxinas, caso contrário elas provocam inúmeros problemas na saúde.
O álcool intoxica o organismo, assim como o tabaco e o químico dos fármacos, deste modo deve ser evitado o mais possível.
O desempenho do fígado é crucial para transformar as toxinas lipossuluveis em hidrossulúveis, que são libertadas através dos rins, sendo estas iliminados pela urina, ou pela bílis através do cólon.
As toxinas são absorvidas pelos intestinos, sendo neutralizadas, ou convertidas numa forma mais quimicamente ativa que é depois neutralizada.
O fígado transporta as toxinas para fora do corpo, no entanto se este for preguicoso, acumulam levando a stress oxidativo e à inflamação.
As toxinas que não são eliminadas pelo fígado, em virtude de este estar eventualmente doente são armazenadas em tecidos gordos, o que constitui um problema. Se for durante muito tempo, a sua lenta libertação volta à corrente sangúinea e pode originar várias doenças.
Todas as toxinas, que entram no organismo vêm de diversas formas e tamanhos, mas todas elas têm de ser processadas pelo fígado, para sua excreção.
Este órgão produz também proteínas que são necessárias para o sangue coagular, e transportar nutrientes pelo corpo.
Convêm evitar ao máximo consumir tabaco, drogas e álcool para não entupir o corpo de toxinas difíceis de eliminar. Além disso sobrecarregam o fígado, provocando intoxicação.
O mesmo se diz em relação ao abuso de medicamentos e outras substâncias nocivas ou ao contato com detergentes, pesticidas, ou poluentes.
O fígado é um órgão importante como os pulmões ou coração, por isso deve ser bem tratado, para desempenhar bem as suas funções.
O desempenho perfeito dele é crucial para evitar muitas doenças.
A alimentação deve ser cuidada e selecionada de modo a não sobrecarregar o fígado com tóxicos. Além disso deve tornar-se a digestão fácil, comento alimentos digeríveis e vitaminados.
Para melhor eliminar as toxinas deve ainda beber-se água em abundância, para ajudar neste processo.
Comentários ( 1 ) recentes
- Teresa Maria Batista Gil
09-08-2012 às 17:35:14O fígado é um órgão muito sensívil e vital, no nosso organismo. Devemos tratá-lo o melhor possível, a fim de ele desempenhar bem as suas funções. O seu principal papel é filtrar as impurezas através da pele.O bom desempenho do fígado é muito importante para evitar toda a espécie de doenças. Como?. As toxinas entram no corpo através dos alimentos ,da água e por inalação de todo o tipo de tóxicos. São estas toxinas que provocam doenças.Se as toxinas não forem corretamente eliminadas pelo fígado, acabam por entrar na corrente sangúinea. Ao fígado cabe o papel de as remober dessa corrente, a fim de não causarem distúrbios no organismo.O fígado transforma as toxinas lipossulúveis em hidrossolúveis, para que sejam eliminadas através dos rins, pela urina, ou bílis, através do cólon.São as enzimas que decompôem quimicamente as toxinas, que são absorvidas pelo aparelho digestivo.O fígado quando está saudáve, deve produzir cerca de um litro de bílis por dia, para transportar toxinas para fora do organismo. Mas se este ficar doente ou for preguiçoso, as toxinas, acumulam-se, causando oxidação e stress.O fígado contêm vasos capilares que transportam os nutrientes e oxigénio da veia e da artéria hepática através dos hepatócitos e que voltam à veia central. os hepatócitos produzem bílis e segregam-na para canais.As células predominantes do fígado são os hepatócitos, que compôem cerca de 80% da massa deste órgão. estes t~em a função de executar funções metabólicas e endócrinas, bem como fazer a sua desintoxação.As toxinas vêm em diversas formas e tamanhos, mas todas elas têm que ser processadas pelo fígado. Deve beber-se cerca de dois litros de água por dia, para facilitar a eliminação das toxinas e resíduos.As toxinas que não são eliminadas, regressam à corrente sanguínea e acabam por ser armazenadas em tecidos gordos, dando origem a doenças e gordura local. deve facilitar-se a sua eliminação.Beber chás de ervas em quantidade ou água e sumos facilita a eliminação dos tóxicos e limpa as veias.Por isso deve beber-se muito ao longo do dia e comer saladas e sopas.Os alimentos leves e fácilmente digeríveis são os melhores para manter a saúde do fígado. Este é demasiado importante e não deve ser sobrecarregado com gorduras, óleos e açucares, que entopem as veias e não são eliminadas com facilidade.O ideal é escolher os alimentos mais saudáveis e leves e comer em pouca quantidade. Vale mais distribuir os alimentos em pequenas porções .
¬ Responder