Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como Combater a Ansiedade

Como Combater a Ansiedade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Como Combater a Ansiedade

A ansiedade é uma condição patológica que surge em momentos que antecedem, imediatamente ou não, qualquer período considerado -racional ou irracionalmente- como ameaçador pelo indivíduo. Ainda que a ansiedade seja um problema mais ou menos transversal aos indivíduos, atingindo a grande maioria em certos momentos ou períodos, mais breves ou mais prolongados da existência, quando excessivamente prolongada pode tornar-se verdadeiramente problemática. Manifesta-se, sobretudo, através de palpitações e dificuldade ao respirar, tonturas, fadiga, dores no peito, diarreia e suor excessivo. Pelo rol de sintomas atrás descritos vemos, assim, que a ansiedade crónica exterioriza-se fisicamente, ainda que seja um problema com componentes psicológicas. Deste modo, a solução para erradicar os sintomas ou minorá-los passa sobretudo pela dieta que se deve adotar, principalmente porque os sintomas podem causar perda de apetite, baixa de peso, fragilidade e desnutrição (estudos sugerem até que a ansiedade se deve exclusivamente a desequilíbrios químicos, sem intervenção do fator psicológico).

Quando sujeitos a períodos mais ou menos marcados por tensão, que aumentam o consumo, no organismo, de reservas de vitamina C, é absolutamente necessária uma alimentação cuidada, repondo os níveis desta vitamina, mas também de magnésio e vitamina B6, o que reduzirá os sintomas da ansiedade. Alimentos recomendados para quem sofre de ansiedade são aqueles ricos em cafeína, como o café e algumas bebidas gaseificadas. Naturalmente, não devem ser ingeridos em quantidades exageradas, o que conduziria a uma indesejada hiperatividade. Imperioso evitar é o álcool, mundialmente conhecido erroneamente pelas suas capacidades estimulantes, quando na verdade contribuirá para um aumento da ansiedade nas pessoas mais suscetíveis. Para além da ingestão reduzida de cafeína, é aconselhável àqueles com ansiedade crónica que consumam citrinos, ovos, queijo, vegetais e frutos secos.

Para além de uma dieta especial, a ansiedade pode também ser tratada com recurso a outros mecanismos, como sejam a psicoterapia e medicação, tendo em conta que, para além das manifestações ao nível físico, a ansiedade é também marcada por sentimentos negativos, como sentimentos inexplicáveis de angústia ou inquietação permanente. Assim, alguns especialistas recomendam o recurso a exercícios como o yoga. Aconselhamento médico é, no entanto indispensável – só um especialista poderá indicar qual o tratamento adequado para cada caso.

Sofia Nunes

Título: Como Combater a Ansiedade

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Como Combater a Ansiedade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios