Como acabar com os Soluços?
São chatos, incomodativos, podem demorar a passar e por vezes fazem doer na zona do estômago e diafragma. Os soluços são mesmo assim e há mesmo quem sofra com os ditos, devido á frequência com que os tem.
Mas afinal, o que são os soluços?
Quando comemos, o peristautismo faz com que o alimento seja empurrado da boca para o estômago. Os soluços ocorrem devido ao movimento inverso. Isto é, ocorrem contracções da musculatura do esófago em direcção à boca, dá-se um soluço. Um soluço resulta de um estímulo dos músculos relacionados com o diafragma, resultando numa inspiração rápida.
Agora que já sabemos o que são os soluços, é importante saber o que os causa. Apesar de muito estudados, não existem dados concretos para se ter a certeza das causas dos soluços. No entanto, conseguimos saber que bebidas alcoólicas, bebidas com gás, ingestão de comida ou bebida muito fria ou quente e até o riso podem causar verdadeiros ataques de soluços bastante incomodativos.
Mas afinal, o que fazer para que estes soluços passem o mais rapidamente possível?
Existem algumas ideias que funcionam nuns e noutros, mas infelizmente nem em todos. Assim, se estiver a ter um “ataque” de soluços, o melhor é ir experimentando o que melhor resulta consigo.
Um dos truques mais antigos é beber água. Sete golos seguidos e grandes podem acabar com os soluços.
Relativamente à cura através da água, há ainda quem diga que deve beber água de cabeça para baixo. Naturalmente que alguma água lhe deverá entrar pelo nariz, mas se calhar o truque é esse mesmo.
Um susto também é uma das teorias na guerra de acabar com os soluços, mas atenção, pois dizem os antigos que um grande susto pode provocar gaguez.
Nas ideias que se podem ouvir por aí, existem umas bastante engraçadas que ninguém imagina mesmo se resultam. A primeira é puxar a língua. Percebeu bem. Deite a língua de fora e puxe-a para fora.
Acha que teve piada? Então tenha em atenção ao que ri, pois o riso pode provocar soluços.
Comentários ( 1 ) recentes
- Zée
30-03-2011 às 17:47:15Muito iteressante acho que vou me basear nisso para meu trabalho ;D
¬ Responder