Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Combater o stress com a meditação

Combater o stress com a meditação

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Combater o stress com a meditação

O stress é um sinal de que perdemos o equilíbrio na nossa vida, o que prejudica tanto o nosso bem-estar mental como o físico. Contudo, o ser humano possui um excelente reparador, que nos reequilibra naturalmente; o corpo luta constantemente por alcançar um estado de equilíbrio e vigorosa energia interior, de modo coeso e inato.

Por vezes, recorremos à ajuda dos amigos ou familiares, outras vezes, torna-se mais fácil falar com terapeutas, pessoas desconhecidas que nos ouvem mas não nos julgam.

Falar com alguém ajuda-nos a ver os problemas com exactidão e maior clareza. Ao expormos aos outros as nossas mágoas e os nossos receios, transformando sentimentos e sensações em palavras, compreendemo-los melhor, assim como a própria visão de alguém que está de fora, é sempre mais clara e mais objectiva do que a nossa. Mas nem todos reagimos do mesmo modo. Nem todos gostamos de desabafar o que sentimos ou aquilo porque passamos...

Nesses casos, não vale a pena forçar. Melhor do que falar, é aprender a relaxar o corpo e a mente, recuperando lentamente o vigor e a harmonia e ampliando progressivamente a sensação de bem-estar.

Independentemente dos casos, existem duas hipóteses a seguir: mudar o estilo de vida e relaxar. A modificação dos hábitos e rotinas, pode implicar uma mudança de emprego, uma reprogramação de horários, uma reavaliação dos objectivos de vida ou simplesmente adoptar uma atitude mais aberta face a tudo o que fazemos ou enfrentamos.

Ter uma sensação de controlo dos acontecimentos, acaba por diminuir a nossa ansiedade, diminuindo também a possibilidade do aparecimento ou reaparecimento de stress.

A descontracção diária, constitui provavelmente, o elemento mais importante para uma mente e um corpo sãos.

Relaxar profundamente não é o mesmo que dormir. Shiatsu, Yoga, técnicas de respiração e auto-controle, exercícios de auto-ajuda, Do-In, Wa-Do, Tai-Chi, Aikido, Kempo, Chi Kung, massagens, regressão, hipnose, Reiki, Homeoterapia, Aromoterapia, Jin Shin Jyutsu, Cristaloterapia ou Cura Prânica, são artes milenares que nos proporcionam algumas técnicas ou métodos que nos podem ajudar a relaxar momentaneamente, sem grandes esforços ou exigências.

Uma dieta equilibrada, rica em fibras, água ou sumos naturais, cereais, fruta e verduras, assim como uma redução de açúcar, sal, chá e refrigerantes, assim como a prática de algum exercício físico, também são factores preponderantes para mantermos a saúde, a vitalidade física e o bem-estar espiritual e emocional. No entanto, muitos de nós, fogem ao exercício... Temos hábitos de sedentarismo e de resignação muito acentuados...

A meditação, é uma forma muito simples, natural e eficaz de desanuviar a mente, e esquecer o stress quotidiano, focando-nos somente no relaxamento mental.

Acima de tudo, a meditação tem a ver com um estado de consciência centrado no presente, deixando-nos em contacto com o que nos rodeia, e simultaneamente, projectando-nos para o nosso mundo interior.

Actualmente, milhares de pessoas tiram grandes benefícios do facto diária ou semanalmente, se dedicarem à meditação, exploração do seu Eu Interior e reestruturação física, emocional e espiritual. Os métodos utilizados são muitos, uns mais simples outros mais avançados, mas a pessoa pode optar por ir alterando o método, ou adaptando-o às suas necessidades ou dia-a-dia. Alguns seguem meditações áudio guiadas, outros procuram sentar-se num local sossegado, sem serem incomodados ou interrompidos, concentrando-se sobre um objecto, a chama duma vela, um som, uma cor ou um mantra, outros fixam a mente nos movimentos de inspiração e de expiração, e outros concentram-se totalmente no que estão a fazer momentaneamente. Há quem se concentre, por exemplo, na forma como se movimenta; dando atenção aos movimentos dos pés, às sensações que recebe enquanto caminha, à reacção do solo sobre os sapatos, aos ruídos dos passos, ou aos sons e cores em seu redor. Podemos meditar e relaxar a mente até enquanto comemos; sentindo a textura dos alimentos, saboreando detalhadamente cada pedaço, fixando-nos nas reacções do nosso corpo, nas sensações que os alimentos provocam, na sua cor, aroma ou paladar.

Meditar deixou de ser um mito. Não está ligado às religiões orientais ou a um grupo restrito de pessoas. Não se prende a uma filosofia específica, nem é necessário, ao contrário de muitos preconeitos, que se faça exclusivamente numa postura erecta, sentados de pernas cruzadas, ou deitados numa posição descontraída e confortável.

A meditação pode ser feita em qualquer local, por qualquer pessoa, independentemente das suas crenças, sexo, idade ou ideologias.

20 a 30 minutos, (de preferência, no início ou no final do dia), relaxa o físico, elimina a tensão existente, clarifica e acalma a mente; abranda o ritmo cardíaco; reduz o consumo de oxigénio e a produção de dióxido de carbono; aumenta os níveis de resistência da pele à dor ou à exposição de choques eléctricos; relaxa os músculos, assim como reduz a actividade do sistema nervoso.

Praticada regularmente, a meditação ajuda a combater a depressão, reduz a hipertensão e alivia a ansiedade, a enxaqueca, e as doenças psicossomáticas. Melhora a concentração, a memória e a criatividade, regula o nível do sono e diminui o cansaço, aumentando o vigor físico e a nossa capacidade de abstracção, minimizando as dificuldades e os problemas diários. Também tem grandes benefícios quando feita ao longo do dia, seguindo a necessidade urgente de serenizar a mente ou revigorar o corpo.

Ficamos mais saudáveis, mais produtivos, mais satisfeitos, mais centrados, mais conscientes do que somos, do que temos e do que nos rodeia. Há quem use música ambiente suave, de flautas, de água a cair, chuva ou pássaros a chilrear; incensos; velas ou luzes suaves, mas o importante, não é como o fazemos, o método que utilizamos ou quanto tempo dura, mas sim que nos sintamos confortáveis a fazê-lo e que nos sintamos bem posteriormente.

Inicialmente a concentração será menor, o pensamento dispersar-se-á com facilidade, mas tudo isso é natural, pois a mente ainda não está disciplinada para o vazio e para a concentração no momento presente. O importante é que se vá fazendo, tentando, melhorando e inovando e tudo isso, reflectir-se-á em nós, na nossa forma de agir, no nosso jeito de ser, falar, actuar e de estar, connosco e com os outros...

Com o tempo verificamos que não somos só nós que acalmamos. O meio ambiente que nos envolve e as pessoas que nos cercam também acabam por serenizar. Nós projectamos o que sentimos na nossa postura e na nossa forma de estar. E quer queiramos quer não, isso reflecte-se no nosso dia-a-dia. Portanto, melhore a sua vida e a de todos os que o rodeiam: DIGA NÃO AO STRESS! BOA MEDITAÇÃO!!


Susana Farias

Título: Combater o stress com a meditação

Autor: Susana Farias (todos os textos)

Visitas: 2

633 

Comentários - Combater o stress com a meditação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios