Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > CHIKUNGUYA, Doença Que Tem Os Mesmos Sintomas Da Dengue.

CHIKUNGUYA, Doença Que Tem Os Mesmos Sintomas Da Dengue.

Categoria: Saúde
CHIKUNGUYA, Doença Que Tem Os Mesmos Sintomas Da Dengue.

O vírus chikunguya está mais presente na Ásia. No Caribe, o vírus se espalha mais nas regiões tropicais, pois estão mais arriscados de ter uma epidemia por ter os dois tipos de mosquito que causa a doença.

A Fundação Osvaldo Cruz diz que o mosquito da dengue é o mesmo que contrai o vírus CHKUNGUYA, que é o AEDES AEGPTI é a AEDES ALBOPICTUS.

No Brasil tem esses dois vetores e foram diagnosticados 14 casos, alguns especialistas dizem que pode ter febre CHIKUNGUYA.

O primeiro caso do vírus foi no Caribe. No Brasil teve vários casos da doença como em 41 casos e 38 importados que são os estrangeiros.

Até em setembro de 2014 teve 24 casos de pessoas infectadas, a maior transmissão foi no estado da Bahia.

Os sintomas do CHIKUNGUYA são: entre 4 e oito dias apos a picada do mosquito, a pessoa começa com uma fase febril aguda que dura de 2 a 4 dias, acompanhada de dores nas articulações e na parte dos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, que podem durar até 6 meses, concluiu o infectologista Jesse Reis Alves.

Os sintomas também são iguais o da da dengue como dor de cabeça, dor muscular, manchas avermelhadas na pele, náuseas.

A diferença é que os sintomas da CHIKUNGUYA são mais dolorosas que a da dengue. Devemos ter cuidado porque os sintomas do vírus CHIKUNGUYA são muitos parecidos com o da dengue por essa razão que os profissionais de saúde estão preocupados porque corre o risco de confundirem as doenças.

O nome CHIKUNGUYA significa aqueles que se dobram, por causa das dores nas articulações serem muito fortes, pois a pessoa se dobra toda de tantas dores.

O risco de contrair o vírus CHIKUNGUYA são mais nas épocas de chuva e calor, porque é nessa época que mais os mosquitos transmissores da doença se reproduzem.

Uma pessoa idosa é mais frágil, se o profissional não identificar o CHIKUNGUYA pela demora do tratamento pode até levar a morte.

Os sintomas de CHIKUNGUYA são mais dolorosos do que a dengue, mas o novo vírus mata menos. O que diferencia da dengue é que tem 4 subtipos, o CHIKUNGUYA é diferente se a pessoa já teve a doença e teve os cuidados adequados. Sendo assim, ela se recupera e fica imune da doença, mas a dengue é diferente se a pessoa já teve, ela não está vulnerável a CHIKUNGUYA: apesar de serem muito parecidos.

Infelizmente, não há tratamento para curar a CHUKUNGUYA e nem vacina para previne-la, seu tratamento é só com antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas.

O tratamento é recomendado se a pessoa estiver com esses sintomas, pois se não tomar medicamentos com ácidos(dipirona) e sem procurar um centro de saúde mais rápido possível.

De acordo com os serviços de saúde brasileira, os profissionais já estão preparados para identificar a doença. A prevenção á a mesma da dengue, como não deixar água parada porque é assim que os mosquitos se reproduzem.


Gislene Santos Sousa

Título: CHIKUNGUYA, Doença Que Tem Os Mesmos Sintomas Da Dengue.

Autor: Gislene Santos Sousa (todos os textos)

Visitas: 0

399 

Comentários - CHIKUNGUYA, Doença Que Tem Os Mesmos Sintomas Da Dengue.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios