Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cesariana planeada - será a melhor opção?

Cesariana planeada - será a melhor opção?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Cesariana planeada - será a melhor opção?

A prática da cesariana verifica-se desde a Antiguidade, quando a intervenção se destinava exclusivamente a salvar o bebé. A partir do século XIX, e com a evolução da medicina, também se começou a salvar a vida da mãe, juntamente com a do filho. Era, pois, encarada como uma intervenção de último recurso. Atualmente, e após um grande progresso ao nível da anestesia e assepsia, a cesariana apresenta riscos mínimos e é considerada uma cirurgia segura.

Talvez seja por este motivo que muitas mulheres solicitam ao seu médico que o nascimento do seu filho se realize através de cesariana e não de parto normal. O medo da dor, do surgimento de complicações durante o trabalho de parto ou a necessidade de manter um estilo de vida com qualidade (já que muitas mulheres são mães entre os 35 e os 39 anos) conduz, efetivamente, bastantes mulheres a optarem por ter os seus filhos desta forma artificial. Será de salientar que, sempre que não exista recomendação médica, o parto por cesariana deverá ser posto de lado, já que os bebés que nascem na sequência destes revelam uma tendência acrescida para sofrerem de problemas respiratórios (como asma), glicémicos e de adaptação ao meio ambiente (por alguma razão se designa também o parto vaginal de parto natural).

Existem, no entanto, uma série de situações em que a cesariana é decretada de emergência ou é antecipadamente programada. Assim, no decorrer de um parto normal, face a problemas de dilatação, ao enrolamento do cordão umbilical em volta do pescoço do bebé ou à presença de sofrimento fetal (detetada através de um monitor que indica o ritmo dos batimentos cardíacos do bebé), o médico obstetra pode decidir terminar o parto mais rapidamente. Durante a gravidez, pode detetar-se má posição do feto (posição sentada ou transversal) ou impedimento físico por parte da mãe para a passagem do bebé através do canal vaginal (bacia estreita ou infeção vaginal). Quando houve cesariana anterior, o médico estudará o caso específico da sua paciente e aconselhará um parto normal ou por cesariana.

Para evitar ter de passar por uma cesariana que acaba por prejudicá-la a si – a recuperação é mais demorada, muitas instituições não permitem que o seu marido a acompanhe e ficará com uma cicatriz para o resto da vida – e ao bebé – possibilidade de existência de complicações respiratórias –, deverá cuidar de si durante a gravidez, evitando ganhar muito peso e, durante o parto, deverá manter-se em posição vertical, sentada ou de pé, posição que tornará as contrações mais fortes e eficazes, diminuindo o trabalho de parto.

Isabel Rodrigues

Título: Cesariana planeada - será a melhor opção?

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

711 

Imagem por: MeaganJean

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 20:51:48

    Como bem refere, a cesariana não é recomendada a menos que existam complicações que o exijam. Sei que nos países nórdicos a quase totalidade dos partos é natural, não existindo tanta possibilidade de escolha como entre nós. É um assunto delicado. Pessoalmente considero que essa decisão deve caber à mãe. Considero o momento do parto natural como algo bárbaro para a mulher e devemos poder escolher sofrer menos. O bem-estar da mãe também é importante.

    ¬ Responder

Comentários - Cesariana planeada - será a melhor opção?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: MeaganJean

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios