Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cesariana planeada - será a melhor opção?

Cesariana planeada - será a melhor opção?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Cesariana planeada - será a melhor opção?

A prática da cesariana verifica-se desde a Antiguidade, quando a intervenção se destinava exclusivamente a salvar o bebé. A partir do século XIX, e com a evolução da medicina, também se começou a salvar a vida da mãe, juntamente com a do filho. Era, pois, encarada como uma intervenção de último recurso. Atualmente, e após um grande progresso ao nível da anestesia e assepsia, a cesariana apresenta riscos mínimos e é considerada uma cirurgia segura.

Talvez seja por este motivo que muitas mulheres solicitam ao seu médico que o nascimento do seu filho se realize através de cesariana e não de parto normal. O medo da dor, do surgimento de complicações durante o trabalho de parto ou a necessidade de manter um estilo de vida com qualidade (já que muitas mulheres são mães entre os 35 e os 39 anos) conduz, efetivamente, bastantes mulheres a optarem por ter os seus filhos desta forma artificial. Será de salientar que, sempre que não exista recomendação médica, o parto por cesariana deverá ser posto de lado, já que os bebés que nascem na sequência destes revelam uma tendência acrescida para sofrerem de problemas respiratórios (como asma), glicémicos e de adaptação ao meio ambiente (por alguma razão se designa também o parto vaginal de parto natural).

Existem, no entanto, uma série de situações em que a cesariana é decretada de emergência ou é antecipadamente programada. Assim, no decorrer de um parto normal, face a problemas de dilatação, ao enrolamento do cordão umbilical em volta do pescoço do bebé ou à presença de sofrimento fetal (detetada através de um monitor que indica o ritmo dos batimentos cardíacos do bebé), o médico obstetra pode decidir terminar o parto mais rapidamente. Durante a gravidez, pode detetar-se má posição do feto (posição sentada ou transversal) ou impedimento físico por parte da mãe para a passagem do bebé através do canal vaginal (bacia estreita ou infeção vaginal). Quando houve cesariana anterior, o médico estudará o caso específico da sua paciente e aconselhará um parto normal ou por cesariana.

Para evitar ter de passar por uma cesariana que acaba por prejudicá-la a si – a recuperação é mais demorada, muitas instituições não permitem que o seu marido a acompanhe e ficará com uma cicatriz para o resto da vida – e ao bebé – possibilidade de existência de complicações respiratórias –, deverá cuidar de si durante a gravidez, evitando ganhar muito peso e, durante o parto, deverá manter-se em posição vertical, sentada ou de pé, posição que tornará as contrações mais fortes e eficazes, diminuindo o trabalho de parto.

Isabel Rodrigues

Título: Cesariana planeada - será a melhor opção?

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

711 

Imagem por: MeaganJean

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 20:51:48

    Como bem refere, a cesariana não é recomendada a menos que existam complicações que o exijam. Sei que nos países nórdicos a quase totalidade dos partos é natural, não existindo tanta possibilidade de escolha como entre nós. É um assunto delicado. Pessoalmente considero que essa decisão deve caber à mãe. Considero o momento do parto natural como algo bárbaro para a mulher e devemos poder escolher sofrer menos. O bem-estar da mãe também é importante.

    ¬ Responder

Comentários - Cesariana planeada - será a melhor opção?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: MeaganJean

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios