Células Estaminais – Assegurar o futuro?
Será ou não a melhor opção a preservação das células? Quem o faz? Qual é o processo? Quanto pode custar? Durante quanto tempo podem estas células ser preservadas? São muita a questão que aqui poderá ver esclarecidas.
Antes de mais, diz os protocolos que devemos esclarecer o que são as células estaminais. Como sabe, todo o nosso organismo é composto por células, tendo cada uma, a sua determinada função. Como têm um património genético as diferenças entre elas são muitas e mais ainda de indivíduo para indivíduo. Como não se conseguem criar em laboratório de forma igual, a preservação e congelamento das nossas próprias células, faz com que estejam asseguradas substituições no futuro. Se existir a necessidade de se substituir células mortas por células positivas, não é necessária a espera por um doador compatível, pois existem guardadas as benditas células.
Estas células também existem na nossa medula, pelo que cada um de nós é um potencial dador de medula para salvar uma vida. Se e quando for necessário receber um transplante de células estaminais, todas as células cancerígenas ou mortas no organismo, deverão ser mortas, para finalmente receber as novas.
As células estaminais do cordão umbilical são retiradas pela equipa do hospital onde é feito o parto. A recolha é totalmente indolor, tanto para a mãe como para o bebé. Os técnicos, fazem a recolha, mas o seu trabalho termina nesse exacto momento. As células são então enviadas para bancos, onde são cuidadosamente guardadas.
O processo começa cerca de 2 meses antes do parto. Deve solicitar ao banco o kit de recolha e transporte para o laboratório. Este serviço custa cerca de 120€. Já no laboratório, o valor de preservação e congelamento é de cerca 900€. Mesmo que não se consiga preservar as células, o valor tem sempre que ser pago ao banco / clínica.
Guardar as células estaminais pode ser o salvar de uma vida. Mesmo que não seja utilizada na criança (mesmo que passados os 18 anos), pode ser utilizado num outro familiar cuja compatibilidade seja positiva, como por exemplo um outro filho do mesmo casal.