Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Células Estaminais – Assegurar o futuro?

Células Estaminais – Assegurar o futuro?

Categoria: Saúde
Células Estaminais – Assegurar o futuro?

Muito se tem ouvido falar na preservação das células estaminais colhidas do sangue do cordão umbilical, ma altura do nascimento. Muita informação tem vindo a público, mas mantêm-se sempre algumas dúvidas, pelo que esperamos esclarecer algumas.

Será ou não a melhor opção a preservação das células? Quem o faz? Qual é o processo? Quanto pode custar? Durante quanto tempo podem estas células ser preservadas? São muita a questão que aqui poderá ver esclarecidas.

Antes de mais, diz os protocolos que devemos esclarecer o que são as células estaminais. Como sabe, todo o nosso organismo é composto por células, tendo cada uma, a sua determinada função. Como têm um património genético as diferenças entre elas são muitas e mais ainda de indivíduo para indivíduo. Como não se conseguem criar em laboratório de forma igual, a preservação e congelamento das nossas próprias células, faz com que estejam asseguradas substituições no futuro. Se existir a necessidade de se substituir células mortas por células positivas, não é necessária a espera por um doador compatível, pois existem guardadas as benditas células.

Estas células também existem na nossa medula, pelo que cada um de nós é um potencial dador de medula para salvar uma vida. Se e quando for necessário receber um transplante de células estaminais, todas as células cancerígenas ou mortas no organismo, deverão ser mortas, para finalmente receber as novas.

As células estaminais do cordão umbilical são retiradas pela equipa do hospital onde é feito o parto. A recolha é totalmente indolor, tanto para a mãe como para o bebé. Os técnicos, fazem a recolha, mas o seu trabalho termina nesse exacto momento. As células são então enviadas para bancos, onde são cuidadosamente guardadas.

O processo começa cerca de 2 meses antes do parto. Deve solicitar ao banco o kit de recolha e transporte para o laboratório. Este serviço custa cerca de 120€. Já no laboratório, o valor de preservação e congelamento é de cerca 900€. Mesmo que não se consiga preservar as células, o valor tem sempre que ser pago ao banco / clínica.

As células podem ser guardadas durante cerca de 18 a 20 anos, não se conseguindo ainda ter a certeza que daqui por 20 anos, as células estejam com a mesma qualidade que à nascença.

Guardar as células estaminais pode ser o salvar de uma vida. Mesmo que não seja utilizada na criança (mesmo que passados os 18 anos), pode ser utilizado num outro familiar cuja compatibilidade seja positiva, como por exemplo um outro filho do mesmo casal.


Carla Horta

Título: Células Estaminais – Assegurar o futuro?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

667 

Imagem por: woodleywonderworks

Comentários - Células Estaminais – Assegurar o futuro?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: woodleywonderworks

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios