Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Causas da asma

Causas da asma

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Causas da asma

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias dos pulmões. Os elementos do sistema imunológico são ativados quando se verifica um ataque de asma e fazem parte do problema e não da solução desta doença tão generalizada no mundo inteiro.
Atualmente a asma é considerada essencialmente uma inflamação em vez de alergia como lhe chamavam nos anos noventa.

Com efeito, ela pode desenvolver-se em qualquer idade, embora seja típica da infAncia ou na maior parte dos casos, ocorre antes dos quarenta anos. É mais raro ser desenvolvida depois dos cinquenta anos de idade e está cada vez mais em ascenção.
Trata-se de uma doença que tem causas genéticas bem como ambientais. Os genes são normalmente hereditários e presdispôem-se para o desenvolvimento da doença. Deste modo é possível que os familiares próximos dos pacientes com asma também a contraiem , embora possam não ser classificados de asmáticos.

Na realidade, nesta doença os fatores ambientais interagem com os genéticos e são os grandes responsáveis por ela.
Pode classificar-se de ligeira com ataques breves que duram horas, dias ou semanas. O assobio noturno é característico e o seu tratamento deve ser apenas episódico, ou seja, entre os ataques.

Pode ainda ser de ligeira persistência, ocorrendo os seus sintomas com mais frequência e afecando os níveis de atividade. Neste casdo é necessário medicação diáriamante com inalação de doses baixas de corticoides, anti-inflamatórios ou broncodilatadores inalados. Estes não devem ser usados diáriamente.
Pode ser ainda de persistência moderada em que os sintomas se fazem sentir diáriamente, interferindo com a atividade do dia devendo os inaladores ser usados com muita regularidade.

Nos casos de persistência severa os sintomas são contínuos e os seus ataques muito frequentes e prolongados. Torna-se pois necessário tomar medicamentos todos os dias, esteroides por via oral, incluindo a hospitalização devido ao seus ataques complicados.
Os alérgenos responsáveis são em especial o pólen, tabaco, pó, que provocam de imediato edemas nas vias respiratórias, desde inchaço, hipersecreção de mucosas, contração dos músculos nas paredes das vias respiratórias, causando danos às células das vias respiratórias. O mais grave é o ataque pelo sistema imunológico dos glóbulos brancos. Daqui resulta uma obstrução que impede o fluxo do ar nos alvéolos, onde a permuta do oxigénio com o C02 no sangue ocorre, e captura ainda o ar nos alvéolos pelo que ele não pode ser exalado.

A captura do ar, contribui para o paradoxal sobre-inflamação dos pulmões dos doentes de asma e com dificuldades respiratórias.

Às vezes pode ocorrer um colapso circulatório porque o ar não circula nos pulmões o que faz esgotar o músculo respiratório. Neste caso pode ocorrer mesmo a morte do asmático.
Os sinais de alerta dos sintomas ou ataques de asma devem ser sempre tomados em consideração, para evitar o pior, bem como respeitar a medicação e outros cuidados especiais a fim de a evitar.

É ainda necessário fazer uma vida equilibrada e sem grandes esforços para uma melhor qualidade de vida.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Causas da asma

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

617 

Comentários - Causas da asma

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios