Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Carne mal cozida pode ocasionar a síndrome hemolítico-urêmica

Carne mal cozida pode ocasionar a síndrome hemolítico-urêmica

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Carne mal cozida pode ocasionar a síndrome hemolítico-urêmica

A síndrome hemolítico-urêmica (SHU) é um distúrbio que causa insuficiência renal, anemia e alterações neurológicas devido ao consumo de carne mal cozida infectada pela bactéria Escherichia coli .

O risco de contrair essa doença é quando a carne é cozida em toda a superfície ou no interior. Isso é muito comum em alimentos que contêm cerne chão, como hambúrgueres. Com o crescimento dos fast-food, isso fica ainda mais preocupante na vida de muitas pessoas.

Quando a carne não é cozida de maneira uniforme, a bactéria que causa essa doença não é destruída. A carne deve ser cozida pelo menos com 70 graus Celsius para que as bactérias possam morrer definitivamente.

Mas não é só a carne a única fonte de infecção da síndrome hemolítico-urêmica, por isso, o leite e os sucos de frutas não pasteurizados, assim como legumes, frutas ou água contaminada (que tenham estado em contato com fezes de animais). As fezes de uma pessoa infectada são também uma fonte de contágio. É por isso que é sempre necessário lavar as mãos após usar o banheiro e antes de manipular alimentos.

A insuficiência renal é a principal questão que causa a síndrome hemolítico-urêmica. Os rins não podem mais remover resíduos, concentrar a urina, e conservar eletrólitos. Portanto, o paciente deve receber hemodiálise para remover contaminantes a partir do sangue.

Outras complicações da sua doença são diarreia, sangue nas fezes e um odor muito forte, irritabilidade, fraqueza, diminuição da urina, pele amarela, convulsões e outros.

Como pode ser feita a prevenção da síndrome hemolítico-urêmica?

As seguintes medidas devem ser tomadas para prevenir infecção pela bactéria Escherichia coli:

* Cozinhe bem as carnes, não as coma mal passadas de maneira nenhuma.
* Use utensílios separados para preparar carne crua e outras comidas.
* Lave bem os utensílios usados para preparar carnes.
* Mantenha as carnes sempre em embalagens separadas das outras comidas.
* Beba somente laticínios pasteurizados.
* Lave as mãos frequentemente, principalmente antes de se alimentar, tocar em comida, depois de usar o toalete ou trocar fraldas, e depois de manusear carne crua.
* Fique em casa se estiver doente.

Vamos nos prevenir!! É a melhor forma de não contrair essa doença e ainda ter ma saúde de ferro!!!


Rafaela Coronel

Título: Carne mal cozida pode ocasionar a síndrome hemolítico-urêmica

Autor: Rafaela Coronel (todos os textos)

Visitas: 2

594 

Comentários - Carne mal cozida pode ocasionar a síndrome hemolítico-urêmica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios