Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cancros mais frequentes

Cancros mais frequentes

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Cancros mais frequentes

Cancro é uma palavra que, apesar de cada vez mais comum e diária, ainda assusta e pode lançar o pânico. Não obstante, e apesar de, por exemplo, o cancro do pulmão ser a principal causa de morte por neoplasia, as pessoas revelam-se indiferentes ou incapazes de mudar os seus comportamentos no que concerne ao tabaco, que constitui, simplesmente, o maior risco de adquirir um carcinoma desta natureza. Cada cigarro é, literalmente, mais um “prego para o caixão”, depois de um calvário nada invejável de padecimentos a todos os níveis, para o próprio e para os que o rodeiam, não contabilizando despesas pessoais e estatais. Cada cigarro encerra, deste modo, um concentrado de egoísmo e de insensatez que nem o fumo do abrasamento é capaz de camuflar.

Nos países ditos desenvolvidos, o cancro é a segunda causa de morte, depois das doenças cardiovasculares, mas a primeira nas mulheres com idades entre os 35 e os 74 anos, sendo que o do pulmão representa 28 por cento dos óbitos cancerosos anuais. O cancro colo-rectal aparece logo a seguir, mas, como o prognóstico é mais favorável, o número de falecimentos não passa da metade do anterior. No ranking de prevalência perfilam-se em seguida os cancros da mama e da próstata. Verifica-se um auspicioso decréscimo no que respeita à mortalidade por cancro do estômago, do colo e do corpo do útero, devido a mudanças nos hábitos de alimentação e a uma eficaz aposta no rastreio e diagnóstico precoce do cancro do colo do útero.

Alguns estudos e estudiosos sustentam a tese da influência de factores ambientais no aparecimento de muitos tumores. O património genético pode, igualmente, determinar maior ou menor risco de doenças, incluindo o cancro. Neste contexto, a raça branca apresenta taxas elevadas de prevalência de melanomas (decorrentes, em parte, da excessiva exposição ao sol), linfomas, leucemias, doença de Hodgkin, cancro nos lábios, mama, útero, ovários, testículos, bexiga (também como possível consequência dos hábitos tabágicos), cérebro, cólon e recto. Os negros residentes em países desenvolvidos sofrem mais de mieloma múltiplo e tumores da cavidade oral, esófago, pâncreas, pulmões (homens), laringe, colo do útero e próstata. Os africanos apresentam índices mensuráveis de neoplasia do fígado, como resultado da enorme incidência de hepatite B, extraordinariamente perigosa para o desenvolvimento de cancro do fígado.

Abusos de álcool e tabaco, assim como um estado nutricional desequilibrado, incrementam as hipóteses de cancros do colo do útero, esófago, pulmão e estômago, mais frequentes nas classes desfavorecidas. Por outro lado, os carcinomas relacionados com o útero e a mama são mais habituais em estratos sociais economicamente mais favorecidos.

O cancro afigura-se como um dos mais relevantes problemas de saúde, que absorve imensos recursos e que necessita de estratégias integradas que permitam a sua prevenção e controlo.


Maria Bijóias

Título: Cancros mais frequentes

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

650 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:22:00

    com o envelhecimento há cada vez menos regeneração no nosso corpo. uma criança com uma ferida faz cicatrização mais rápida que uma pessoa idosa. uma pessoa com cancro começa a produzir células que não são correctas. começam a aparecer massa. umas que conseguimos identificar, outras não, como no pâncreas e fígado. um bom agouro do cancro da mama é se for despistado cedo tem cura. é um processo que mexe muito com as pessoas.

    ¬ Responder

Comentários - Cancros mais frequentes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios