Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cancro da mama - Auto-exame

Cancro da mama - Auto-exame

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Cancro da mama - Auto-exame

Atualmente o cancro da mama afeta uma em cada dez mulheres, no mundo ocidental, sendo que na Europa surgem cerca de meio milhão de novos casos por ano.

Neste contexto, todas as mulheres, e especialmente as que têm mais de 40 anos de idade, devem aprender a técnica de autoexame para detetar protuberâncias ou manchas nos seios e devem fazer esse autoexame mensalmente (de preferência logo após a menstruação), pois o diagnóstico precoce e posterior remoção cirúrgica do cancro são a única esperança de cura.

Se por acaso sentir um nódulo ou espessamento da mama, enquanto toma duche, deve imediatamente fazer um autoexame, e mesmo que nunca tenha tido motivos de suspeita deve começar a realizar autoexames de rotina. Deve começar por deitar-se com a mão direita atrás da cabeça, e com a mão esquerda palpar suavemente a mama direita, pressionando muito levemente e assegurando-se que “explora” toda a mama e axila. De seguida, deve colocar a mão esquerda atrás da cabeça e examinar o peito esquerdo com a mão direita, da forma anteriormente descrita. Deve manter os dedos achatados, enquanto a mão faz pequenos movimentos circulares para detetar eventuais crescimentos dentro do tecido.

O mesmo procedimento (sentindo delicadamente todas as partes de cada mama) deve ser repetido na posição sentada, com a mão atrás da cabeça.

A inspeção visual, em frente de um espelho, também deve ser feita. Com os braços ao longo do corpo, deve observar cuidadosamente a pele e o contorno do mamilo de cada seio, à procura de qualquer irregularidade suspeita. Deve ser feita também uma observação adicional, com as mãos pressionando para dentro sobre os quadris para levantar o peito e músculos do peito - anormalidades da forma ou textura da pele ou uma mudança no tamanho da mama são possíveis indícios de doença e devem ser relatados imediatamente a um médico.

Ao estabelecer uma rotina de exames periódicos, mesmo pequenas mudanças podem ser notadas. A deteção precoce de um tumor ou um quisto permite receber um tratamento antes da condição se tornar grave ou de a malignidade se estender a outros órgãos. Desta forma, pode erradicar o mal na sua fase inicial e evitar males maiores. Neste caso, como em tantos outros, a prevenção é a melhor cura.


Carlos Vieira

Título: Cancro da mama - Auto-exame

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

647 

Imagem por: zoha_n

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:27:33

    há sinais, claro. as células começam a dividir-se mal e surge o tal tumor. no cancro da mama, as massa que se formam são os gânglios aumentados, ficando salientes. a partir dos 40 anos a mulher deve fazer o auto-exame. deve deitar-se com uma mão atrás da cabeça e com a outra, usando três dedos, tactear a a mama. quando a mama tem seio grandes deve fazer movimentos mais profundos para sentir.

    ¬ Responder

Comentários - Cancro da mama - Auto-exame

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: zoha_n

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios